Imobiliária em Joinville SC | Anagê Imóveis | Compra, Venda e Aluguel

Imóveis favoritos Não há favoritos adicionados
Você pode adicionar imóveis aos favoritos
clicando no ícone
Histórico de visualização Nenhum imóvel foi visualizado

Muito mais que um lar: transforme seu imóvel em patrimônio pessoal

17 de julho de 2017 por anage-imoveis

muito-mais-que-um-lar-transforme-seu-imovel-em-patrimonio-pessoal.jpegSe você está em busca do primeiro imóvel e acredita que comprar é mais vantajoso que alugar, saiba que você está correto. O imóvel não só é uma das mais importantes aquisições na vida de uma pessoa, como também é o primeiro passo para a construção de patrimônio pessoal.

Muitas pessoas têm receio de comprar uma propriedade, pensando que é um investimento muito alto ou que vale a pena continuar alugando. A verdade é que, com a pesquisa correta e o auxílio de uma boa imobiliária, adquirir um bem pode ser mais fácil e vantajoso do que se imagina.

No texto de hoje, mostraremos os benefícios de ter uma propriedade imobiliária e da importância que o mesmo tem como o alicerce do patrimônio que será seu e da sua família. Vamos lá?

Por que sair do aluguel?

Essa é a dúvida mais comum no momento em que se considera adquirir uma propriedade imobiliária. Afinal, será que é mais interessante financeiramente adquirir um imóvel ou continuar alugando? Muitos defendem o aluguel, alegando que com ele se ganha mais flexibilidade, mais opções de escolha e é possível decidir por uma propriedade que, talvez, não seria possível comprar.

A verdade, no entanto, é que o aluguel só é vantajoso a curto prazo. Pense da seguinte forma: se você passar três ou quatro anos morando em uma casa ou apartamento alugado, estará perdendo o dinheiro que poderia usar para começar a financiar um imóvel, que posteriormente será seu. Com o mesmo valor pago, você poderia dar uma boa entrada ou mesmo pagar as parcelas de um financiamento ou consórcio.

Outra desvantagem do aluguel é que, em um imóvel que não é seu, você não pode fazer alterações, o que acaba deixando o lar menos personalizado. Ao comprar, você está adquirindo os direitos sobre a propriedade e poderá fazer o que quiser para que tudo fique adaptado ao seu estilo de vida.

Por último, não podemos deixar de citar o fato de que, como o imóvel é um investimento, ao adquirir um você comprará um bem de alto valor, que será incorporado ao seu patrimônio e poderá servir como fonte de renda no futuro.

O imóvel como investimento

Já que começamos a falar de investimento, vamos complementar as informações com mais alguns detalhes interessantes que dizem respeito a essa compra tão importante.

No momento de aplicar as economias, é comum optar por aplicações seguras, como a caderneta de poupança ou os títulos bancários. Esses caminhos realmente são menos arriscados, porém também não apresentam rendimentos incríveis. Por outro lado, modalidades de alto risco, como ações, podem trazer retornos altos.

O imóvel é o melhor de dois mundos: baixo risco e capacidade de alto retorno. Se olharmos para a história do nosso país, veremos que quem investiu em imóveis no começo da expansão do mercado imobiliário do Rio de Janeiro, por exemplo, foi surpreendido com uma valorização altíssima, o que trouxe resultados impressionantes na revenda.

Hoje em dia, mesmo com valores mais estáveis, os imóveis continuam aos poucos aumentando de valor, o que pode ocasionar um lucro expressivo com a venda. Essa valorização com o tempo (que vai contra outros mercados, como o automobilístico), torna o imóvel uma excelente opção de compra, visando não somente alcançar o sonho da casa própria, mas também pensando na liquidez e no desenvolvimento de suas finanças.

Segurança e planejamento financeiro

Além de ser um ótimo investimento, um imóvel também representa uma segurança. Morar em um lugar que é seu confere uma sensação de tranquilidade, já que você pode pensar em construir uma família sem se preocupar com perturbações comuns para um inquilino, como por exemplo: “E se o dono pedir de volta? E se na renovação do contrato o valor aumentar muito?” Todas essas aflições acabam quando você está na casa própria.

Além disso, fica bem mais fácil se planejar, já que você terá uma previsibilidade financeira para os próximos anos. Ao comprar um imóvel através de financiamento ou consórcio, é possível prever as parcelas, os ajustes e as taxas que deverão ser pagas durante todo o período de aquisição, de forma que você poderá organizar bem as suas finanças sem preocupações com imprevistos que poderiam acontecer durante a locação.

De qualquer forma, é imprescindível contar com uma boa imobiliária na transação, que poderá te auxiliar durante todo o processo, alertará para todo gasto extra e dará uma assessoria importantíssima para que você fique tranquilo em seu próximo lar.

A construção de patrimônio

Ao assinar o contrato de compra e venda, mesmo que opte por um financiamento ou consórcio, você assegurará a propriedade do imóvel. Isso significa que, daquele momento em diante, ele estará em seu nome, podendo ser usado para comprovação de renda e aquisição de crédito, por exemplo, já que fará parte do seu patrimônio pessoal ou familiar. Depois disso, ele só deixará de ser seu se você decidir vendê-lo, e, no futuro, será herdado pelos membros da sua família.

Em seguida, você poderá usar desse patrimônio como desejar. Por exemplo, você pode optar por vender esse primeiro imóvel e comprar outro melhor (em outro bairro, maior ou mais moderno). Como provavelmente a casa que você tem terá valorizado nesse período, você poderá ter um bom valor para adquirir o próximo.

Além disso, você poderá também manter esse primeiro imóvel como investimento e adquirir outro. O que muitos fazem é disponibilizar a propriedade para locação, utilizando da renda obtida com o aluguel para comprar outro lar, ou mesmo vivendo dessa renda e utilizando outros valores que estejam guardados para fazer a compra. Dessa forma, você adiciona mais um bem ao seu patrimônio pessoal.

A escolha certa

Para que tudo isso corra bem, existem alguns detalhes que não podem ser esquecidos. De início, é preciso ser bem atento na escolha do imóvel, já que isso determinará tudo que vem a seguir. Escolher uma região promissora, que esteja em pleno desenvolvimento ou onde haja muita demanda é o primeiro passo para conseguir valorização da propriedade, o que garante liquidez (ou seja, agilidade) e lucro na venda.

Em segundo lugar, é necessário pesquisar bem antes de optar por financiamento ou consórcio. Tenha certeza de que está lidando com empresas idôneas e faça questão de saber todos os detalhes de sua transação, para não ter surpresas com valores altos ou taxas inesperadas.

Finalmente, escolha uma imobiliária de confiança para auxiliar em toda o caminho, desde a escolha do bem imobiliário (já que eles poderão prever melhor as regiões e os tipos de imóveis que são mais promissores) até a confecção de contrato. Ela também poderá acompanhar o processo de financiamento ou consórcio, garantindo que dê tudo certo na compra e no começo da construção do seu patrimônio.

E então, o que você achou desse texto? Percebeu como é importante encontrar um imóvel que será não somente um lar, mas também um investimento na construção de patrimônio? Conte pra gente nos comentários!

Categorias: Mercado imobiliárioTags:, , , , , |

Deixe um comentário

*

Pensando em comprar ou alugar um imóvel?
Deixe seu e-mail e receba nossas dicas e novidades!