Imobiliária em Joinville SC | Anagê Imóveis | Compra, Venda e Aluguel

Imóveis favoritos Não há favoritos adicionados
Você pode adicionar imóveis aos favoritos
clicando no ícone
Histórico de visualização Nenhum imóvel foi visualizado

Passo a passo para escolher o imóvel certo para você!

12 de abril de 2018 por anage-imoveis

passo-a-passo-para-escolher-o-imovel-certo-para-voce.jpeg

Está pensando em comprar a casa própria? Bom, para começar já temos uma excelente notícia para você: este é um ótimo momento, principalmente para quem pretende financiar. Isso porque a taxa básica de juros (SELIC), fechou em 7% no ano passado, bem menor que do ano de 2016, em que esse número era de 11,3%, de acordo com o Banco Central.

Em vista disso, ficou muito fácil (e barato) financiar um imóvel hoje se comparado aos anos anteriores em que vivíamos intensamente a crise econômica do país. Mas não é porque o mercado está em um bom momento que torna a compra simples, não é mesmo?

O processo de escolher um imóvel pode ser tão difícil quanto o pagamento. Afinal, será o local em que, provavelmente, você viverá por muitos anos, sendo também um investimento de longo prazo. Por isso, é preciso ter muita cautela nessa hora para não fazer más escolhas e se arrepender depois.

Para te dar uma “mãozinha”, a seguir vamos apresentar um passo a passo para você escolher o imóvel certo. Portanto, não perca tempo e continue a leitura para conferir as nossas dicas!

Avalie sua situação financeira

A primeira coisa que deve ser feita é a avaliação de quanto você pode pagar por um imóvel. Para isso, é preciso fazer uma análise financeira bem detalhada, apontando seus ganhos e gastos mensais para determinar o valor máximo que pode ser pago pela propriedade e também pelas parcelas, em caso de financiamento.

Uma boa forma de fazer isso é detalhando tudo em uma planilha. Assim, as informações ficam mais organizadas e fáceis de serem acompanhadas. Feito isso, você conseguirá entender qual tipo de imóvel poderá ser adquirido de acordo com seus desejos e necessidades, mas que, ao mesmo tempo, seja possível “financeiramente falando”.

Você pode escolher um imóvel com mais quartos, mas em uma região mais afastada, ou o contrário, como uma casa com menos cômodos, mas em um local mais valorizado, por exemplo.

Defina a localização

Quando você iniciar a busca pelo imóvel, perceberá que os preços se alteram muito de uma região para a outra. Por isso, não dá para olhar só a propriedade em si e o valor, é preciso levar vários aspectos em consideração, como:

  • Segurança: veja se é um bairro seguro, pesquisando na internet seus índices de criminalidade, e também se o local escolhido conta com câmeras, cercas elétricas, policiamento constante etc.
  • Serviços no local: verifique se há serviços básicos no local, como supermercados, farmácias, restaurantes, academias, entre outros estabelecimentos necessários do dia a dia, para que você não precise ficar se deslocando em grandes distâncias a todo o momento.
  • Transporte: se você depende do transporte público para estudar ou trabalhar, é bem importante avaliar se a região escolhida dispõe de linhas de ônibus, metrô ou estações de trem.
  • Estrutura: analise se o bairro conta com boa iluminação, ruas pavimentadas e áreas de lazer como praças e parques.

Escolha entre um imóvel novo ou usado

Na hora de escolher um imóvel, é preciso definir também qual é a melhor opção para você: novo ou usado. Nos dois casos há pontos positivos e negativos, portanto, é preciso ponderar os fatores para decidir o que melhor se encaixa para você.

O imóvel novo, por exemplo, geralmente tem mais modernidades que valorizam a propriedade, como os condomínios com piscinas, salão de jogos, academia, entre outros itens de lazer que são mais difíceis de serem encontrados nos antigos. Além disso, toda a estrutura do imóvel é nova, sendo bem menos provável que você tenha gastos relacionados a problemas elétricos, hidráulicos etc.

Em contrapartida, os imóveis usados são mais fáceis de negociar o preço. Sem contar que as construções antigas contam com ambientes mais espaçosos.

Considere os planos para o futuro

Outro fator a ser considerado são os seus planos para o futuro. Para quem tem o desejo de ter filhos, por exemplo, o tamanho e a quantidade de quartos são aspectos importantes.

Já para as pessoas que têm familiares com algum tipo de deficiência física ou têm a probabilidade de que no futuro tenha que cuidar de algum parente idoso, é preciso verificar também as instalações, como se há ruas de fácil acesso, prédios com elevadores ou apartamentos no térreo.

Além disso, é necessário pensar na carreira. Se a empresa que você trabalha tem várias filiais e tem o costume de transferir os funcionários para outras localidades, talvez seja interessante você investir em um apartamento menor e mais simples até que se esteja certo de onde ficará por longos anos. Enfim, não pense apenas no presente! Faça uma projeção da sua vida dos próximos anos para escolher um imóvel.

Não tenha pressa

É natural que você esteja empolgado e queira escolher logo o imóvel dos seus sonhos. Mas o famoso ditado “a pressa é inimiga da perfeição” se encaixa muito bem quando o assunto é a compra de uma casa. Antes de tomar uma decisão, visite vários imóveis, converse com a sua família, peça opinião, conheça os bairros, considere a sua rotina e o seu futuro, e tudo o que foi dito até aqui.

Se preciso, reveja todos esses pontos quantas vezes forem necessárias até que você chegue a uma conclusão sem qualquer dúvida. É verdade que pode ser bastante cansativo e que, muitas vezes, leva tempo para encontrar o local ideal.

Contudo, é um processo necessário para que não haja arrependimentos posteriores. Como já falamos aqui: lembre-se que será sua moradia por um longo período, e que dispõe de um alto investimento.

Com um bom planejamento e sabendo analisar os pontos importantes, fica muito mais fácil escolher um imóvel certo para você. Para tornar esse processo ainda mais simples, é interessante contar com uma ajuda especializada. Para isso, você pode procurar imobiliárias que sejam referência na sua região, de modo que a decisão e o processo sejam ainda mais seguros!

E aí, gostou do nosso conteúdo e quer mais dicas relacionadas ao assunto? Então assine nossa newsletter para receber todas as novidades do blog diretamente em seu e-mail!

Categorias: Comprar Imóvel, Mercado imobiliário, Primeiro imóvel

Deixe um comentário

*

Pensando em comprar ou alugar um imóvel?
Deixe seu e-mail e receba nossas dicas e novidades!