Imobiliária em Joinville SC | Anagê Imóveis | Compra, Venda e Aluguel

Imóveis favoritos Não há favoritos adicionados
Você pode adicionar imóveis aos favoritos
clicando no ícone
Histórico de visualização Nenhum imóvel foi visualizado

COMO FUNCIONAM OS TIPOS DE LANCES NO CONSÓRCIO?

1 de novembro de 2018 por anage-imoveis

WhatsApp Image 2018-11-01 at 14.20.03

Os lances no consórcio ainda não são muito bem compreendidos por boa parte dos consorciados. Ou, ainda, por quem cogita ingressar em um. Afinal, como devem ser feitas as ofertas para se adquirir a tão sonhada carta de crédito?

O que pode ser feito para antecipar as parcelas ainda em aberto?
Em primeiro lugar, é importante destacar que existe mais de um tipo de lance. Ao mesmo tempo, existem algumas estratégias que podem ser adotadas na hora de formular sua oferta.
No post de hoje, trataremos desses e outros pontos, como lance com recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), condições que determinam o lance vencedor e quando realizar a sua oferta.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE LANCES NO CONSÓRCIO?
O lance em consórcio, de maneira geral, refere-se a uma antecipação de parcelas para que o consorciado possa ter acesso ao crédito contratado. Vejamos quais são os principais deles:
LANCE LIVRE
Como já mencionado, existe mais de um tipo de lance no consórcio. O mais conhecido deles é o lance livre, que como o próprio nome dá a entender, é aberto a quem quiser realizar uma oferta pela carta de crédito.
Assim, no momento das assembleias regulares, realizadas pela administradora do consórcio, todos os consorciados podem ofertar o lance.
LANCE FIXO
A segunda modalidade de lance é o fixo. Por esse esquema, todos os participantes envolvidos têm mais chances de serem contemplados.
Isso porque a administradora estabelece um certo percentual sobre a carta de crédito, que pode ser de 50% e/ou 25% (chamemos de valor “x”), e convida determinado número de consorciados a participarem de um sorteio fechado.
Com isso, um número muito menor de pessoas em relação a todo o grupo estará habilitado a participar desse sorteio, sob a condição de oferecerem o referido valor “X” pela carta de crédito.
Ou seja, todos nesse grupo farão o mesmo lance, caso sejam sorteados.
LANCE EMBUTIDO
É a oferta de lance utilizando um percentual da própria carta de crédito, ou seja, é o lance sem de fato ter o dinheiro em mãos.
Se houver um lance na proporção de 15% da carta de crédito, esse valor será descontado do montante de recursos a ser resgatado.
Nesse caso, o resgate não será do valor integral da carta.
LANCE COM RECURSOS DO FGTS
A utilização do FGTS em consórcio fica restrita a bens imóveis. Isto é, caso a sua carta de crédito seja destinada a aquisição de um automóvel, nada feito!
Na ocasião do lance, propriamente, você poderá apresentar um extrato de seu FGTS e manifestar a intenção de utilizar esses recursos para o lance.
Atualmente, 100% do fundo de garantia poderá ser utilizado para abatimento de prestações em consórcios ou financiamentos imobiliários.
No entanto, convém sempre ficar atento às regras estipuladas pelo governo. Com frequência, as disposições legais têm mudado, de modo que é sempre importante checar o que é válido ou não.
O QUE DETERMINA O LANCE VENCEDOR?
O lance vencedor, necessariamente, é aquele que representa o montante equivalente ao maior número de parcelas ou ao maior percentual da carta de crédito.
Nas assembleias, as ofertas costumam ficar em sigilo, até serem reveladas de forma simultânea.
E, na ocasião de empates, as administradoras podem propor aos consorciados a oferta de um lance adicional ou, simplesmente, realizar um sorteio entre eles, de modo a determinar o vencedor.
Quanto a isso, é importante salientar que a contemplação fica condicionada à disponibilidade financeira da administradora. Em outras palavras, o montante de recursos em caixa, somado ao lance do consorciado, deve ser suficiente para a aquisição do bem.
Caso contrário, o lance não será recebido pela administradora e o consorciado permanece pagando normalmente suas prestações. Essa e outras condições sempre merecem ser averiguadas no contrato firmado entre as partes.
Caso o consorciado esteja em atraso com suas parcelas, e seja sorteado, deverá quitar tudo que estiver atrasado para, somente assim, conseguir receber sua carta de crédito.
Para evitar que isso aconteça, é interessante destacar a importância de o consorciado fazer um planejamento financeiro, para não ficar em atraso com o consórcio e, sempre que possível, ter alguma reserva para fazer lances competitivos ou, até mesmo, antecipar parcelas.
QUANDO FAZER O LANCE?
Agora que você já sabe quais são os tipos de lances no consórcio e o que determina a oferta vencedora, podemos ir mais a fundo no tema e discutir outra questão importante: quando fazer o lance?
Em linhas gerais, podemos dizer que existem momentos mais oportunos para isso.
Tenha em vista que, nos primeiros meses de consórcio, há um grande número de participantes que ainda não recebeu a carta de crédito.
Ou seja, as chances de apresentar um lance vencedor são menores, pois centenas de pessoas podem estar em busca do mesmo objetivo.
Caso você não queira entrar em “concorrência”, é interessante aguardar alguns meses até apresentar seus primeiros lances.
Ao mesmo tempo, é importante participar de todas as assembleias que puder. Isso porque, ao conhecer o valor médio dos lances oferecidos, terá uma estimativa interessante para basear sua oferta.
Lembre-se que muitas administradoras trabalham com lances sigilosos, de modo que um consorciado que desconhece os valores praticados pode apresentar uma oferta muito acima do necessário — situação que não é um problema em si, pois há o abatimento nas parcelas.
Com este post, esperamos ter esclarecido os lances no consórcio. Fique atento a todas as dicas sobre organização dos grupos e formas de ser contemplado.
E, caso você ainda não tenha sido contemplado, não desanime. A próxima assembleia é uma ótima oportunidade de conquistar sua carta de crédito.

Para saber mais sobre consórcio clique aqui.

 

BY EQUIPE EMBRACON 2 DE JULHO DE 2018

Categorias: Sem categoria

Deixe um comentário

*

Pensando em comprar ou alugar um imóvel?
Deixe seu e-mail e receba nossas dicas e novidades!