Imobiliária em Joinville SC | Anagê Imóveis | Compra, Venda e Aluguel

Imóveis favoritos Não há favoritos adicionados
Você pode adicionar imóveis aos favoritos
clicando no ícone
Histórico de visualização Nenhum imóvel foi visualizado

FRJ está entre as principais taxas para comprar um imóvel em Joinville

7 de novembro de 2018 por anage-imoveis

ANG_blog_int_03

Está procurando um imóvel para comprar em Joinville e quer saber quais são os gastos extras, envolvidos na compra de um imóvel em Santa Catarina? Preparamos um texto para contar que entre as principais taxas, o FRJ é uma das mais importantes na hora de fechar o negócio no estado. Continue lendo e programe-se financeiramente:

O processo de compra de um imóvel é sempre envolvido com uma grande carga de burocracia. Na maioria das vezes, você precisa assumir despesas que vão muito além do custo do seu imóvel novo, seja casa ou apartamento, por isso é preciso estar muito atento às taxas que são exigidas no seu estado. Em Santa Catarina, há a cobrança do Fundo de Reaparelhamento do Judiciário (FRJ), uma taxa reivindicada somente no estado.

O que é FRJ?

Conforme disposição do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, o FRJ é uma das unidades orçamentárias do Poder Judiciário de Santa Catarina, cujas receitas provêm dos recolhimentos das custas judiciais relativas aos atos forenses e daquelas oriundas dos atos e serviços notariais e de registro praticados nos Cartórios Extrajudiciais do Estado.

“O FRJ incide na prática de atos ou serviços notariais e de registro, nos valores superiores a R$ 20.400,00 (vinte mil e quatrocentos reais) (§ 1º do art. 10 do Regimento de Custas e Emolumentos RCE (LC 156/1997) c/c o art. 2º da Res. n. 02/2017 – CM) à razão de 0,3% (zero vírgula três por cento) (Res. n. 1/2008 – CM)”. Fonte: Tribunal de Justiça de Santa Catarina – Fundo de Reaparelhamento da Justiça.

Além da taxa de FRJ, também terão custos com impostos, como por exemplo, o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis Inter-vivos (ITBI), os gastos com cartório e os relacionados à contratação do financiamento que, somados, podem aumentar em 5% o valor do imóvel.

Por isso, fique atento(a) e faça todos os cálculos necessários, assim evitará surpresas na hora de fechar negócio e comprar sua nova casa. Aproveite e encontre no site da Anagê Imóveis o melhor imóvel em Joinville para você.

Categorias: Sem categoria

Deixe um comentário

*

Pensando em comprar ou alugar um imóvel?
Deixe seu e-mail e receba nossas dicas e novidades!