Imobiliária em Joinville SC | Anagê Imóveis | Compra, Venda e Aluguel

Imóveis favoritos Não há favoritos adicionados
Você pode adicionar imóveis aos favoritos
clicando no ícone
Histórico de visualização Nenhum imóvel foi visualizado

Cálculo do IPTU: saiba como é feito

3 de janeiro de 2019 por anage-imoveis

ANG_blog_int_Extra_2

Entenda como é calculado o valor a ser pago de IPTU em Joinville, neste início de ano.

Provavelmente você já se deparou com as parcelas do IPTU para quitar, a partir de fevereiro de todos os anos. Mas você sabe exatamente o que significa essa obrigação? Muitas pessoas têm dúvidas sobre o funcionamento do IPTU, por isso, separamos um conteúdo para te explicar com detalhes como funciona essa cobrança e para que não haja nenhum tipo de confusão.

Determinado pela Constituição Federal, o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) é um imposto que se dá sobre todas as propriedade urbanas existentes em território brasileiro, seja um apartamento, sala comercial, casa ou outro tipo de imóvel localizado nas cidades. Já em áreas rurais, o tributo incidente é o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR).

A principal função do IPTU é fiscalizar e arrecadar recursos para os municípios, além de servir de mecanismo para controle do preço da área de terra.

Como é feito o cálculo de IPTU?

O cálculo do IPTU é definido pela Planta Genérica de Valores (PGV) e leva em consideração o tamanho da área do terreno, a localização, a área e a idade da construção. Tudo isso com base no valor venal do imóvel, ou seja, o preço que corresponde ao valor real do imóvel caso seja colocado à venda.

É melhor pagar à vista ou parcelado?
Se você optar por quitar o valor do IPTU de uma só vez, terá o benefício de desconto. Porém, para decidir entre pagar à vista ou parcelar, deverá analisar bem a sua atual condição financeira.
Isso pois não adianta querer pagar à vista por conta dos descontos, se não tiver todo o dinheiro e acabar prejudicando outros pagamentos. A dica é ter uma reserva considerada para esses momentos.

IPTU Joinville 2019

Segundo  cálculo feito pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), para o ano de 2019, o tributo no município de Joinville recebeu um reajuste de 2,8%, por conta da inflação de valores dos últimos 12 meses, calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Para evitar o atraso no pagamento do IPTU em Joinville e acabar rendendo juros, o ideal é você se organizar financeiramente. Para isso, além de saber as datas de vencimento das parcelas, o ideal é verificar o valor do seu IPTU com antecedência. Para consultar o valor do seu IPTU pela internet, acesse https://tmiweb.joinville.sc.gov.br/eiptu/  

Leia também: Quais documentos devo guardar e por quanto tempo é necessário arquivá-los?

 

Categorias: Mercado e economia, Mercado imobiliário

Deixe um comentário

*

Pensando em comprar ou alugar um imóvel?
Deixe seu e-mail e receba nossas dicas e novidades!