Imobiliária em Joinville SC | Anagê Imóveis | Compra, Venda e Aluguel

Imóveis favoritos Não há favoritos adicionados
Você pode adicionar imóveis aos favoritos
clicando no ícone
Histórico de visualização Nenhum imóvel foi visualizado

Descomplicando: como limpar tapetes, carpetes, cortinas e estofados.

13 de novembro de 2013 por admin

77da61de-2c3b-4ebf-b253-4e5be2831677

Quando o assunto é faxina, o básico todo mundo sabe fazer: varrer, tirar pó, passar um pano no chão… No entanto, muitas dúvidas surgem quando chega a hora de limpar itens mais complicados, como tapetes, carpetes, cortinas, sofás e estofados em geral.

Por serem artigos menos maleáveis, muitas vezes é preferível que profissionais especializados cuidem da sua higienização. “Mas se evitarmos o acúmulo de manchas ou poeira, é possível escapar dessa despesa extra”, acredita Sueli Rutkovski, especialista em soluções rápidas e inteligentes para viver bem e responsável pelo quadro “Dicas” do programa da Eliana.

A regra principal é: quanto mais frequente for a limpeza do lar, mais fácil será de remover qualquer sujeira. Por isso, o ideal é que a faxina geral seja feita, no mínimo, mensalmente.

Sueli, autora do livro Dicas incríveis – truques e segredos para facilitar o seu dia a dia (Editora Master Books), ensina a seguir como manter a sua casa limpinha e em ordem!

Higienizando o couro – Para limpar sofás de couro, basta molhar uma esponja em uma mistura de água com sabão de coco e, em seguida, secar o móvel com um paninho ainda não usado. “Quando terminar, existe um segredo para deixar o material protegido e hidratado: passe um pano bem macio com vaselina ou condicionador de cabelos”, sugere Sueli.

Cuidando de tecidos grossos – No caso de estofados ou cortinas com mais textura, comece a assepsia com um aspirador de pó. Depois, aplique espuma de barbear em spray especificamente nas sujeiras mais evidentes. A partir daí, você deve esfregar as manchas com uma escova de cerdas macias e, depois, enxugar bem o local com pano seco. “Atenção para não deixar que a espuma encharque o tecido”, alerta a especialista.

Limpando tapetes e carpetes – Normalmente, o aspirador de pó resolve grande parte dos problemas. Apenas tome mais cuidado com os modelos de pelagem ou fios mais altos. “Aconselho que tapetes persas e outros tipos importados, bem como os artesanais, sejam higienizados por profissionais especializados, pois eles trabalham com equipamentos e produtos químicos mais eficazes”, orienta Sueli.

Cortinas levinhas – Aqui não tem erro: materiais como o voil podem ser lavados na máquina normalmente. Caso exista alguma mancha, tente removê-la conforme a sujeira, como ensinaremos no item a seguir.

Como acabar com os principais tipos de mancha 

Derrubou algum produto na sua almofada favorita? Seu filho limpou os dedos sujos de chocolate no sofá? Não é preciso se desesperar. Basta apaziguar cada “acidente” o mais rápido possível. Sueli revela algumas receitinhas caseiras para exterminar diferentes tipos de manchas.

1

Vinho tinto – Você se excedeu na bebida e acabou com um sinal vermelho no seu tapete? Sem problemas! Seque bem o local danificado e, depois, aplique vinho branco com um pano limpo na mancha.

2

Suor ou cheiros fortes – Aplique bicarbonato de sódio em pó nas áreas afetadas e deixe fazer efeito por 30 minutos. Conclua o procedimento retirando o produto com aspirador de pó ou uma escova seca de cerdas macias.

3

Não dá para evitar que os filhos comam batata frita no sofá… Então, ao final da bagunça, misture duas colheres de sopa de álcool com quatro colheres de sopa de sal até que a consistência fique pastosa. Aplique nas manchas e deixe agir por 15 minutos. Para finalizar, retire tudo com uma esponja sequinha.

4

Batom – Essa é para quem chegou da balada maquiada e dormiu no sofá mesmo. Retire o excesso da sujeira com papel toalha. “Não esfregue, apenas pressione”, orienta Sueli. Depois, passe um algodão umedecido em removedor de esmaltes, mas não pode ser acetona! “Se o sofá é de couro, passe maionese com uma esponja seca e limpa”, complementa a expert.

(Via Portal Vital)

Categorias: Dicas

Deixe um comentário

*

Pensando em comprar ou alugar um imóvel?
Deixe seu e-mail e receba nossas dicas e novidades!