Imobiliária em Joinville SC | Anagê Imóveis | Compra, Venda e Aluguel

Imóveis favoritos Não há favoritos adicionados
Você pode adicionar imóveis aos favoritos
clicando no ícone
Histórico de visualização Nenhum imóvel foi visualizado

Como declarar um imóvel no imposto de renda?

15 de setembro de 2015 por admin

trocaimovelO imposto de renda é um vilão na vida de muitas pessoas, mas ele não precisa ser esse bicho de sete cabeças. No entanto existem informações que podem fugir do conhecimento de algumas pessoas ajudam bastante na hora de declarar imposto de renda de imóveis. Confira algumas dicas que separamos!

Quando não declarar imposto de renda da venda de imóveis
Em alguns casos de venda de imóvel, não é necessário declarar imposto de renda:

Imóvel comprado antes de 1969
Imóveis comprados antes de 1969, são isentos de pagar qualquer imposto sobre lucro da venda.

Imóvel adquirido entre 1969 e 1988
A regra também vale para imóveis adquiridos depois de 1969, mas com uma diferença, o imposto que precisa ser pago aumenta com o passar dos anos da compra. Por exemplo: se você vendeu um imóvel comprado em 1969, deve pagar 5% do imposto. Se vendeu um imóvel comprado em 1970, 10%. Em 1971, 15%, e assim por diante, até chegar em 1988 e pagar 95% do valor do imposto.

Venda de único bem no valor até 400 mil
Se você vendeu o único imóvel que tinha, e esse valor foi menor que 400 mil reais, também está isento de declarar esse valor no imposto de renda.

Compra de outro imóvel em até 180 dias
O ganho na venda de imóveis é isento de tributação se outro imóvel for comprado em até seis meses após a celebração do contrato de compra e venda.

Em que casos declarar o imposto de renda do imóvel?
Apesar de alguns casos não ter a necessidade de declarar imposto de renda, em outros é preciso declarar o imóvel e pagar o imposto sobre a sua venda. Mesmo assim é preciso um cuidado especial para que não seja pago um imposto maior do que o preciso.

Compra financiada
Ao comprar um imóvel financiado, é preciso que você declare a situação até o momento da declaração, visto que isso foi a quantia paga até agora. Se você comprou um imóvel há um, dois ou dez anos, precisa declará-lo no valor que foi pago. Nunca aumente esse valor para que o imóvel se valorize.

Compra por cônjuges
Em caso de compra de imóveis por casais, mesmo que cada um arque com uma despesa, a totalidade de bens e direitos comuns deve ser declarada no imposto de renda de um dos cônjuges.

Esses são os principais detalhes que você precisa saber sobre declaração do imposto de renda. Continue ligado no Blog para mais dicas como essa.

Fonte: Blog Proprietário Direto

Categorias: Dicas, Mercado e economia

Deixe um comentário

*

Pensando em comprar ou alugar um imóvel?
Deixe seu e-mail e receba nossas dicas e novidades!