Imobiliária em Joinville SC | Anagê Imóveis | Compra, Venda e Aluguel

Imóveis favoritos Não há favoritos adicionados
Você pode adicionar imóveis aos favoritos
clicando no ícone
Histórico de visualização Nenhum imóvel foi visualizado

Apartamento compacto: conheça as vantagens de morar nesse tipo de imóvel

5 de junho de 2017 por admin

vantagens-morar-apartamento-compacto

Tendência nas grandes metrópoles mundiais, como Londres, São Paulo e Nova York, morar em um apartamento compacto tem se tornado uma escolha bastante comum em milhares de cidades pelo mundo. E no Brasil não é diferente.

Dados do último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, evidenciam alguns dos perfis de brasileiros que estão optando por esse tipo de imóvel nos últimos anos.

O número de pessoas que decidiram morar sozinhas dobrou na última década. Isso influencia diretamente na escolha por apartamentos compactos que, com um ou dois dormitórios, atende todas as necessidades desse público. Outro indicador é a média de filhos por família, que está abaixo de dois.

Dessa forma, com metragens que variam entre 30m² e 60m², um apartamento compacto é ideal para essa parcela da população. Além dos solteiros e jovens casais, esses imóveis também são bastante procurados por estudantes e idosos.

Mas quais seriam as vantagens de morar em um apartamento compacto? Por que essas pessoas buscam cada vez mais por esse tipo de imóvel? A gente te conta em seguida.

Excelente custo-benefício


Um apartamento compacto, obviamente, é mais barato que um com metragens maiores, tanto para comprar quanto para alugar. Quanto maior as dimensões do imóvel, muito provavelmente, maior será o seu valor de mercado.

Além disso, imóveis menores se encaixam com mais facilidade em terrenos não tão amplos. Dessa forma, mesmo com a escassez de espaço nas áreas urbanas, grande parte dos apartamentos compactos possui ótima localização, em bairros próximos ao centro das cidades.

Essa é uma das principais vantagens: você paga menos, por um espaço menor, no entanto, muito bem localizado.

Menor investimento em mobília e decoração


Mobiliar e decorar um apartamento compacto exige muito menos investimento do morador. Nesse tipo de imóvel, não há espaços sobrando e, consequentemente, não exige uma infinidade de objetivos decorativos ou móveis para preenchê-los. Todos os cantos, ângulos e paredes são funcionais e econômicos. Sendo assim, mobiliá-los e decorá-los é uma tarefa fácil.

E sabe o que é ainda melhor? Com menos itens na sua lista de compras, você pode optar por adquirir peças um pouco mais caras e exclusivas.

Economia nas contas


Se o espaço é reduzido, as contas também serão. E aqui falamos tanto daquelas que todo mês chegam em forma de boleto, quanto das geradas no ato da compra do apartamento.

Nos gastos mensais, estão itens como energia elétrica e água. Essas contas tendem a serem mais baixas se comparadas às de um imóvel com metragens maiores.
Em um apartamento compacto, a quantidade de eletrodomésticos é menor, por questões de espaço, é claro. Um único ar-condicionado, por exemplo, pode climatizar cozinha, sala e, dependendo da divisão do imóvel, até mesmo um quarto. Ou seja, os custos com energia diminuem bastante.

Além disso, os valores cobrados em forma de impostos durante o processo de compra também são menores. O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), para quem está comprando, é um deles, já que é calculado de acordo com o tamanho do imóvel.

Praticidade na limpeza e manutenção

 

Chegar em casa depois de um dia cansativo de trabalho e encontrar aquela bagunça é aterrorizante, não é?

Uma das vantagens de morar em um apartamento compacto é justamente a praticidade para limpá-lo. Com espaços planejados e otimizados, esse tipo de imóvel é ideal para quem quer fugir de quartos enormes, corredores e cozinhas exageradas, todos cheios de móveis, janelas e pisos para limpar.

No que diz respeito às manutenções, os apartamentos compactos também são uma ótima escolha, afinal, é menor a quantidade de canos, tubulações de ar, paredes, pisos, enfim, tudo que pode exigir reparos com o tempo.

Resumindo: economia de tempo e dinheiro para o morador.

Aconchegante e intimista (a última, porém, a mais importante, talvez!)


Essa pode ser a maior vantagem de morar em um apartamento compacto. Com espaços integrados, como cozinha, sala e, em alguns casos, até a sacada, esse tipo de imóvel proporciona um convívio maior entre moradores e visitas. Além disso, torna-se muito aconchegante, proporcionando bons momentos e mais proximidade.

 

CTA_Blog_Imovel-Ideal

 

Categorias: Primeiro imóvel

Deixe um comentário

*

Pensando em comprar ou alugar um imóvel?
Deixe seu e-mail e receba nossas dicas e novidades!