Imobiliária em Joinville SC | Anagê Imóveis | Compra, Venda e Aluguel

Imóveis favoritos Não há favoritos adicionados
Você pode adicionar imóveis aos favoritos
clicando no ícone
Histórico de visualização Nenhum imóvel foi visualizado

4 dicas para quem está procurando o primeiro imóvel em Joinville

27 de junho de 2017 por admin

shutterstock_495925519 (1)

O processo de procura e compra do primeiro imóvel pode levar meses. Mas fique tranquilo! É assim mesmo que funciona. Afinal, provavelmente esse será o maior investimento financeiro da sua vida até o momento, então, consequentemente, irá exigir muita cautela.

E quando falamos em cautela, não nos referimos somente às questões financeiras da compra. Localização, características e condições estruturais do imóvel são pontos que também precisam ser muito bem avaliados.

Para te ajudar neste momento tão importante, preparamos quatro dicas essenciais para quem está procurando o primeiro imóvel em Joinville. Confira a seguir! 

1. Programe-se financeiramente

 

Antes de escolher se você quer uma casa ou apartamento, a localização, enfim, as características que o seu primeiro imóvel deve ter, é preciso se programar financeiramente. Por se tratar de um alto investimento, será necessário economizar e, sendo assim, repensar alguns gastos.

Além de se programar com questões que se referem diretamente à compra do imóvel, é preciso se organizar com outros custos, como as taxas cobradas pelas documentações, por exemplo.

Certifique-se também de que a sua renda familiar é capaz de arcar com os gastos fixos e temporários que virão depois da compra. Parcela do financiamento, condomínio, entre outros custos, devem ser muito bem analisados antes de assumir esse compromisso.

E por falar em financiamento, é importante lembrar que o programa mais indicado para este momento é o Minha Casa Minha Vida, já que possui taxas de juros bem baixas.

Em Joinville, o MCVC financia imóveis de até R$190 mil, para quem comprovar renda familiar de até R$9 mil. Além disso, o Governo Federal libera subsídios para a compra, que variam de acordo com a linha de financiamento estipulada.

Vale lembrar que o Minha Casa Minha Vida é um programa habitacional que só pode ser utilizado na compra de imóveis novos, tanto na planta quanto prontos para morar. Vale a pena verificar quais são os apartamentos e casas à venda na região desejada.

170727_CTA-Blog_MCMV

2. Apartamento ou geminado?

A escolha do primeiro imóvel, geralmente, fica entre apartamentos e geminados. É algo natural, já que ambos podem ser encontrados por valores e condições de pagamento bastante acessíveis e semelhantes. Não há nenhuma regra que retira as casas das opções, porém, os preços costumam estar acima do orçamento disponível para este momento.

Para saber qual tipo de imóvel atenderá melhor suas necessidades, é preciso avaliar algumas características. Se, além do espaço interno, você faz questão de ter uma área aberta só sua, o ideal seria buscar por um geminado, já que o mesmo possui terreno. Neste caso, a escolha pode ser mais certeira para quem tem animais de estimação também, tendo em vista que o seu bichinho terá mais espaço para correr e brincar.

Já os apartamentos são uma ótima opção para quem tem como prioridade a praticidade. Não há terreno, calçada, nem qualquer outra área externa para limpar e fazer manutenção. Esse tipo de imóvel também acaba sendo mais seguro que qualquer outro, já que o controle de quem entra ou sai do prédio é controlado por porteiros e, em muitos casos, sistemas de segurança.

Ainda tem dúvidas? Então “Saiba que tipo de imóvel é ideal para você” e acerte na mosca.

3. Pesquise sem pressa

Como dito no início do texto, a procura pelo primeiro imóvel é um processo que pode levar meses. Por isso, desapegue da questão “tempo”, e apegue-se no fator “qualidade”.

Não adianta sair por aí e fechar negócio no primeiro imóvel que te oferecerem. É a sua felicidade que está em jogo, afinal, você vai passar a vida, ou boa parte dela, nesse espaço.

Portanto, visite o maior número de imóveis possível. Faça uma lista dos que mais lhe agradarem e revisite-os. Pergunte a quem está vendendo tudo o que achar necessário. Questione também os vizinhos se puder, ninguém melhor do que eles para te dar um feedback sobre a região na qual se está pensando em morar.

Faça um checklist e pontue todos os pontos positivos e negativos dos imóveis visitados. No final, compare as informações e veja qual deles se encaixa às suas expectativas.

 Lembre-se! Comprar o primeiro imóvel é um passo importantíssimo para você. Então faça isso com muito cuidado, dedicação e paciência. 

4. Procure o auxílio de um profissional qualificado

Com todas as dicas acima, certamente você já está preparado para ir em busca do seu primeiro imóvel. Porém, isso não anula a importância de ter ao seu lado um profissional para te auxiliar.

Joinville é uma cidade grande, com muitos imóveis à venda, e esse mundo de possibilidades pode tornar a sua busca um pouco confusa. Qual escolher? Por que escolher? Essa localização é boa mesmo? Será que o valor está dentro do que indica o mercado imobiliário? Enfim, durante o processo de pesquisa e compra do primeiro imóvel irão surgir muitos questionamentos que, talvez, você não saberá responder. Vale a pena conferir imóveis como apartamentos e casas à venda que são do seu interesse.

Por tudo isso, procure a ajuda de um corretor qualificado. Assim, você não corre o risco de topar com situações inesperadas e que podem atrasar a concretização do seu sonho. Confira nossas casa à venda.

Categorias: Primeiro imóvelTags:, |

Deixe um comentário

*

Pensando em comprar ou alugar um imóvel?
Deixe seu e-mail e receba nossas dicas e novidades!