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As principais taxas e impostos para comprar um imóvel em Joinville

28 de fevereiro de 2018 por anage-imoveis

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Conheça os gastos extras envolvidos na compra de um imóvel e se programe financeiramente

Ao comprar um imóvel, você precisa arcar com despesas que vão muito além do custo da sua nova casa ou apartamento. Para que o sonho não se torne pesadelo, é preciso inserir na conta impostos como o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis Inter-vivos (ITBI), os gastos com cartório e os relacionados à contratação do financiamento que, somados, podem aumentar em 5% o valor do imóvel.

Para te ajudar a não ter surpresas com valores extras, listamos para você as principais taxas e impostos para comprar um imóvel em Joinville:

Registro e escritura

A escritura é essencial para dar validade jurídica à cessão de bens de imóveis. Nela há informações sobre a propriedade e as partes envolvidas no negócio. O preço da escritura é tabelado por lei em todos os cartórios de Santa Catarina e varia de acordo com o valor do imóvel, conforme tabela que pode ser consultada AQUI.

Após fazer a escritura, é necessário registrá-la no Cartório de Registro de Imóveis para comprovar legalmente quem é o dono do imóvel. O valor do documento varia de acordo com cada Estado e o preço do imóvel. Em média, é cobrado 1% do valor da casa ou apartamento.

Observação: para as compras financiadas não há custo com a escritura, pois o contrato de financiamento com o banco substitui o documento. Além disso, na compra do primeiro imóvel pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), o comprador tem 50% de desconto para o primeiro registro – desconto determinado pela Lei Federal nº 6.015/73.

ITBI

O valor do ITBI em Joinville corresponde a 2% do preço total do bem. Na aquisição de imóvel residencial financiado por pelo menos 5 anos, porém, é aplicada sobre o valor financiado alíquota de: 0,5% para imóveis com valor venal até 1,5 mil UPM (Unidade Padrão Municipal); e 2% para imóveis com valor venal acima de 1,5 mil UPM.

Taxas bancárias

A abertura do contrato de financiamento envolve outros custos que vão além dos juros do crédito contratado. Na Caixa Econômica Federal, eles englobam:

  • Taxa de cadastro de R$ 30 por titular.
  • Taxa de administração mensal do financiamento de R$25.
  • Seguro de morte e invalidez permanente, aplicado sobre o valor do financiamento, que parte de 0,000149% a.m.
  • Seguro de danos físicos do imóvel, aplicado sobre o valor do financiamento, partindo de 0,000065% a.m.
  • Taxa de avaliação do imóvel recebido em garantia em financiamento com recursos do FGTS: 1,5% sobre o valor do financiamento.
  • Taxa de avaliação do imóvel recebido em garantia em financiamento contratado com recursos da poupança (SBPE): valor fixo de R$ 2,2 mil.

Corretagem

No momento em que um negócio é fechado, a incorporadora ou o proprietário do imóvel paga a imobiliária responsável pela venda. Quando o cliente investidor coloca outro imóvel como parte do pagamento da casa ou apartamento que está comprando, ele fica responsável a pagar a comissão (6%) para a imobiliária sobre este imóvel que está entrando.

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