Separamos algumas dicas para você, que deseja ter um pedacinho de natureza no seu lar, mesmo sem muito espaço.
Para quem mora em apartamento a falta de espaço pode ser um contratempo. Otimizar ambientes pequenos e explorar todos os cantinhos é muito importante para manter o lar em harmonia, deixando-o prático e funcional. Isso vale para os jardins cultivados dentro de apartamentos que, para driblar a falta de espaço e ausência de claridade, precisam de soluções criativas para se manterem em harmonia com o ambiente.
Portanto, se você gosta de ter ambientes verdes, mesmo não dispondo de muito espaço em casa confira nossas dicas:
- A espécie ideal
Algumas espécies de plantas podem ser mais sensíveis que outras, enquanto algumas não precisam de tanto cuidado, outras demandam dedicação para que cresçam bonitas e saudáveis. Um dos passos mais importantes para garantir a saúde do seu jardim é a quantidade de luz e água que a planta recebe. Mas calma, se o seu apartamento não recebe tanto raios solares, você pode optar por espécies que não necessitam de muito sol, como é o caso da Rosa de Pedra e a Lança de São Jorge. Ótimas opções para manter no jardim interno, pois não necessitam de muita luz solar e costumam precisar de água a cada duas semanas.
- Que tal uma horta?
Cultivar pequenas hortas dentro de casa são ótimas opções para unir o útil ao agradável. Além de levar encanto para o ambiente, o cultivo de hortaliças, ervas, temperos e alimentos orgânicos incentiva o consumo natural dos alimentos e traz benefícios para a saúde. A dica é investir em manjericão, alecrim, pimenta, alface, tomate e orégano. São fáceis de cuidar, só precisam ser regados semanalmente.
- Jardins Verticais
Criar um jardim vertical é uma boa dica para quem não tem espaço disponível e quer otimizar os ambientes. Com as plantas elevadas à parede, os locais de passagem e corredores ficam livres. Além da funcionalidade, o jardim vertical pode deixar a decoração mais bonita, com detalhes em madeira por exemplo, deixando o ambiente mais sofisticado e harmônico.
Agora que você já sabe como cultivar um jardim no seu apartamento, invista em um um espaço verde para levar uma melhor qualidade de vida para você e as pessoas que moram no apartamento.