Imobiliária em Joinville SC | Anagê Imóveis | Compra, Venda e Aluguel

Imóveis favoritos Não há favoritos adicionados
Você pode adicionar imóveis aos favoritos
clicando no ícone
Histórico de visualização Nenhum imóvel foi visualizado

Quando fazer a averbação do imóvel?

16 de julho de 2019 por anage-imoveis

O que é e quando fazer a averbação do seu imóvel

 

Averbação de imóvel

Entenda o que é e quando é necessário fazer a averbação do seu imóvel.

Vender ou comprar um imóvel exige cuidados e formalidades que devem ser consideradas com atenção. Nem sempre todas as exigências são comumente conhecidas ou entendidas, o que gera muitas dúvidas. Esse é o caso da averbação. Muitas pessoas ainda não sabem ou não entendem completamente o que isso significa, e quando é necessário fazer. Pensando nisso, vamos explicar de forma fácil e compreensível o que é e quando e como fazer a averbação do seu imóvel para que você fique em dia com a documentação do seu imóvel.

 

O que é a averbação de um imóvel?

A averbação nada mais é que o registro formal em cartório de toda alteração feita no seu imóvel, seja ele apartamento, casa, terreno, galpão, etc. As averbações dessas alterações devem constar na matrícula do imóvel, e contemplam construções, benfeitorias, desmembramentos, alteração de rua, contrato de locação e diversas outras. Você pode conferir toda a lista de alterações que exigem averbação consultando a Lei 6.015, de 31 de dezembro de 1973.

 

Como fazer averbação do imóvel?

Fazer a averbação do imóvel não é tão complicado quanto possa parecer. O primeiro passo é procurar o cartório de registro de imóveis onde o imóvel está registrado. É nele que você fará a averbação, que dependerá da documentação solicitada, de acordo com o tipo de alteração realizada no imóvel. Com a entrega da documentação necessária, o processo de averbação dura, em média, 30 dias, a partir do protocolo do título. 

 

Por que ter um imóvel em dia com o cartório?

A matrícula ou registro do seu imóvel deve ser compatível com a situação que ele se encontra. Isso é extremamente importante no momento da venda dele, por exemplo. Caso a descrição no registro não seja compatível, o imóvel pode ser reprovado pelo banco financiador e o negócio pode não prosseguir. Por isso, esteja em dia com toda a documentação para que não seja pego de surpresa.

 

A Anagê pode lhe ajudar na negociação do imóvel

A Anagê Imóveis tem anos de experiência em compra e venda de imóveis em Joinville e região. Além de encontrar os melhores imóveis à venda, você ainda pode contar com nossa equipe para ajudar você a deixar sua documentação em dia para fazer negociações de sucesso.

Categorias: Dicas, Vender ImóvelTags:, , |

Deixe um comentário

*

Pensando em comprar ou alugar um imóvel?
Deixe seu e-mail e receba nossas dicas e novidades!