Imobiliária em Joinville SC | Anagê Imóveis | Compra, Venda e Aluguel

Imóveis favoritos Não há favoritos adicionados
Você pode adicionar imóveis aos favoritos
clicando no ícone
Histórico de visualização Nenhum imóvel foi visualizado

Mercado de trabalho em Joinville: polo industrial e empresarial

29 de maio de 2020 por anage-imoveis

mercado-de-trabalho-em-joinville-blog

Joinville é a maior cidade catarinense que se destaca como polo industrial da região Sul do país. Justamente por isso, registra uma das maiores arrecadações do Brasil. 

Também conhecida como Cidade das Flores, possui altos índices de qualidade de vida e de desenvolvimento. Próxima a Florianópolis, capital de Santa Catarina, e de Curitiba, capital do Paraná, essa bela cidade conta com uma série de atrativos e de vantagens. Entre elas, o mercado de trabalho.

Joinville é a maior e mais industrializada cidade de Santa Catarina. Conta com população estimada de 580 mil habitantes. 

Um dos municípios com maior arrecadação de impostos do país, tem um polo industrial formado por atividades da indústria metalmecânica, química, de material plástico, de fundição, têxtil e de tecnologia.

A cidade responde por parte significativa do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado e é o terceiro pólo econômico da região Sul do país – só fica atrás das regiões de Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).

Neste post, falaremos das oportunidades de emprego que existem em Joinville, abordando pontos como:

Como está o mercado de trabalho em Joinville

– Mercado de trabalho para mulheres e jovens

– Os melhores imóveis para quem quer morar em Joinville

Boa leitura!

Como está o mercado de trabalho em Joinville

Joinville é a sétima cidade que mais gerou empregos no país em 2019, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Foram 6.656 novas vagas no período (saldo entre admissões e desligamentos) – o melhor desempenho de Santa Catarina. Os setor de serviços, responsável por 57% das novas vagas criadas, é o que mais apresenta crescimento. Em segundo lugar, está a indústria, com 35,2%.

Em 2019, o município também se consolidou na segunda posição de abertura de novas empresas, com 71.386 CNPJs, ficando atrás apenas de Florianópolis. E, ainda, foi citada como a melhor cidade de médio porte da América Latina em estratégias para atração de investimentos.

Joinville também tem grande representatividade nas exportações catarinenses, reunindo mais de 20 empresas que se enquadram entre as maiores do sul do país.

No Icadeh – Índice Catarinense de Desenvolvimento Humano – (eixo renda), Joinville apresenta média de 0,809 (2019), segundo o Observatório Econômico da Univille. O índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano. 

Por causa do seu grande parque industrial, Joinville recebeu o título de Manchester catarinense – uma alusão à cidade inglesa que teve papel relevante na Revolução Industrial. Isso porque o Brasil passou por dificuldades logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, com ausência de produtos importados industrializados da Europa. A partir desse período, porém, entre as décadas de 1950 e 1980, Joinville registrou um crescimento impressionante, tornando-se um importante polo industrial do país, motivo que rendeu o título à cidade.

O mercado de trabalho para mulheres e jovens em Joinville

O levantamento sobre o mercado de trabalho em Joinville também aponta que as mulheres ocupam a maioria das vagas ofertadas na cidade. Numa estimativa entre janeiro e setembro de 2019, elas ocupavam 54,4% das vagas que fazem parte do saldo positivo entre admitidos e demitidos, números que tendem a crescer nas próximas pesquisas.

A presença feminina no mercado de trabalho de Joinville vem se destacando desde a década passada e se intensificou nos últimos anos. No acumulado da década atual, as mulheres conquistaram cerca de 20 mil das pouco mais de 30 mil novas vagas de emprego criadas no município.

Já para jovens, destacam-se os programas para aprendizes e trainees de empresas e multinacionais  instaladas em Joinville. O Programa Jovem Aprendiz oferece oportunidades para inscrição online, assim como as empresas que  desenvolvem programas voltados para a faixa etária a partir de 14 anos – desde que estejam frequentando o ensino médio. 

Áreas em destaque

De acordo com pesquisa salarial realizada pela agência de empregos Catho, a valorização dos cargos ligados às engenharias em Joinville é bastante relevante. Na lista dos 15 salários mais altos na cidade, sete pertencem a funções com este perfil, incluindo os três primeiros lugares. 

O maior número de vagas está ligado às engenharias mecânica, elétrica e civil, principalmente devido às demandas das indústrias instaladas na cidade. 

A indústria de transformação é uma das mais fortes na região, ocupando o quarto lugar no Brasil em quantidade de empresas e o quinto lugar no quesito geração de empregos. 

Outro setor também ligado às indústrias é o de tecnologia. Com o avanço tecnológico, as profissões mais valorizadas no mercado de trabalho em Joinville estão relacionadas ao segmento e se tornam cada vez mais desafiadoras e competitivas. Ou seja, em Joinville, a exigência de mão de obra qualificada aumenta cada vez mais.

Uma característica do ecossistema de tecnologia no Estado de Santa Catarina é a diversidade de segmentos. Com esse perfil, o setor de inovação foi responsável, em 2019, por 5,8% do PIB catarinense. 

Os governos incentivam o setor com redução do ISS (Imposto sobre Serviço) para empresas da área. Em Joinville, também há vários projetos envolvendo parceria entre startups e empresas com o formato tradicional. O desenvolvimento do setor resulta em vagas para desenvolvedores, profissionais de Customer Success, Inside Sales, entre outras. 

Os melhores imóveis para quem quer morar em Joinville

Agora que você já entendeu porque Joinville é uma cidade com ótimas oportunidades no mercado de trabalho, conheça a Anagê Imóveis, imobiliária em Joinville e região. 

Se você busca imóveis para comprar ou imóveis para alugar em Joinville, a Anagê possui uma carteira ampla e diversificada de opções. 

Além disso, conta com profissionais especializados no mercado imobiliário de Joinville e oferece assessoria e segurança durante todo o processo de negociação. Aproveite o momento e fale conosco para encontrar os melhores imóveis em Joinville.

 

Categorias: Alugar imóvel, Comprar Imóvel, JoinvilleTags:, , |

Deixe um comentário

*

Pensando em comprar ou alugar um imóvel?
Deixe seu e-mail e receba nossas dicas e novidades!