Imobiliária em Joinville SC | Anagê Imóveis | Compra, Venda e Aluguel

Imóveis favoritos Não há favoritos adicionados
Você pode adicionar imóveis aos favoritos
clicando no ícone
Histórico de visualização Nenhum imóvel foi visualizado

Como funciona a permuta de imóveis em Joinville

10 de junho de 2020 por anage-imoveis

permuta-de-imoveis-anage

Você já ouviu falar na permuta de imóveis? Essa é uma possibilidade para a  aquisição de um novo imóvel em Joinville, que envolve a troca de um imóvel por outro. Acompanhe neste post mais detalhes sobre como funciona essa transação.

A permuta de imóveis serve pra mim?

Se você pretende comprar um imóvel, mas já possui outro, pode optar pela permuta de imóveis para viabilizar o negócio. Para que a permuta se concretize, entretanto, é preciso que as duas partes envolvidas estejam interessadas na troca dos bens. 

Encontrar um interessado em fechar o negócio por meio da permuta de imóveis é o primeiro passo. Mas, é necessário que os imóveis disponíveis para a negociação interessem a ambos os lados.

A permuta de imóveis pode ser feita envolvendo a troca de todo tipo de bem: casa, sobrado, apartamento, terreno e, também, unidades que ainda serão construídas. Esse tipo de permuta, inclusive, é um dos mais comuns: a entrega de um terreno para construção de um prédio em troca de unidades assim que o empreendimento for finalizado.

No caso dos imóveis apresentarem valores equivalentes, a permuta pode ser efetivada apenas com a troca, remunerando apenas a imobiliária sobre o total da transação. Porém, quando há diferença dos valores avaliados, é possível utilizar a permuta de imóveis como parte do negócio. Nesse caso, é incluída na transação a torna – nome que se dá ao pagamento em dinheiro para cobrir a diferença.

Situações para permuta de imóveis

A permuta de imóveis pode ser considerada em casos como mudanças emergenciais, transferência de cidade, demora na construção da casa própria ou mesmo para diversificação de investimentos.

Essas são situações em que o interessado pode buscar outro imóvel à venda e propor a troca. Uma boa opção para quem tem urgência é pesquisar junto à imobiliária os imóveis que aceitam permuta. 

O que avaliar em imóveis disponíveis para permuta?

A avaliação dos dois imóveis disponíveis para permuta é uma das partes mais importantes da negociação, pois, a partir dela, as duas partes saberão se nessa permuta será necessária a torna, ou seja, o pagamento para cobrir a diferença.

Para a precificação dos imóveis, devem ser avaliados quesitos como tamanho, localização, idade e conservação do imóvel, perfil imobiliário da região, etc. Ou seja, além do estado atual do imóvel, quesitos que indicam a sua valorização.

Outro passo importante é a conferência da documentação e da situação legal das propriedades a serem permutadas. Inventário e partilha de bens, por exemplo, podem invalidar o contrato.

Por isso, é importante buscar uma avaliação profissional dos imóveis, com uma imobiliária em Joinville que seja segura, responsável e experiente no mercado imobiliário. Assim, a garantia que nenhuma das partes será prejudicada com a transação é certa. 

Vantagens da permuta de imóveis

Uma das vantagens da  permuta de imóveis é justamente a fusão dos interesses: ao mesmo tempo em que se quer vender seu imóvel, também se deseja comprar outro. Dessa maneira, o formato traz vantagens para todos os envolvidos.

Também é uma modalidade interessante para quem deseja comprar um novo imóvel, mas não possui reservas financeiras. Da mesma forma, é viável para quem pretende se mudar, mas não consegue vender o imóvel.

Outro ponto considerado positivo é que, por meio da permuta de imóveis, o comprador não cria novas dívidas referentes a crédito imobiliário e foge de obrigações financeiras a longo prazo.

Oficialização da permuta de imóveis

A condição primordial para fechar uma permuta é que todos os aspectos da modalidade sejam acordados e formalizados em um contrato de permuta de imóveis. A permuta é uma forma legal de negociação, bem menos burocrática, e a formalização consiste na escrituração dos imóveis, que terá o custo entre 4% a 6% dos bens.

O negócio é firmado por meio de escritura pública – que equivale ao contrato de permuta – em que devem constar a data de entrega dos bens, a responsabilidade referente a tributos e cláusulas relacionadas à garantia de entrega do imóvel ou de pagamento em dinheiro, se for o caso.

Nesse tipo de negociação, uma das vantagens é sobre a tributação: o Imposto de Renda é isento. Isso ocorre porque a Receita Federal entende que o imóvel já foi declarado pelo antigo proprietário. A exceção é para os casos que envolvem torna, quando há complementação do valor em dinheiro. Nesse caso, o valor do tributo incidirá sobre quem recebeu o pagamento, proporcional ao valor da torna.

No entanto, para validar a isenção, é necessário constar no contrato de permuta de imóveis essa condição. Cheio de detalhes, não é? O contrato é mais um motivo para contar com a orientação de uma imobiliária em Joinville.

Conhecimento de mercado

Por todas as questões enumeradas, a permuta de imóveis é uma modalidade que exige conhecimento do mercado imobiliário. É necessário entender os parâmetros que fazem parte desse tipo de transação:

✔ avaliar os motivos da permuta;

✔ identificar e avaliar os bens que podem ser permutados;

✔ considerar as normas de tributação;

✔ verificar a precificação e a documentação dos imóveis;

✔ analisar as vantagens.

Na Anagê Imóveis você conta com profissionais especializados no mercado imobiliário. Se você tem interesse na permuta de imóveis e busca apartamento para comprar em Joinville ou terreno para permuta em Joinville, por exemplo, clique aqui para conferir os imóveis disponíveis para permuta ou clique aqui para falar com nossos especialistas e saber mais.

Categorias: Comprar Imóvel, Joinville, Mercado imobiliárioTags:, , , , |

Deixe um comentário

*

Pensando em comprar ou alugar um imóvel?
Deixe seu e-mail e receba nossas dicas e novidades!