Imobiliária em Joinville SC | Anagê Imóveis | Compra, Venda e Aluguel

Imóveis favoritos Não há favoritos adicionados
Você pode adicionar imóveis aos favoritos
clicando no ícone
Histórico de visualização Nenhum imóvel foi visualizado

Você sabe qual o papel do corretor de imóveis?

24 de junho de 2020 por anage-imoveis

qual-o-papel-do-corretor-de-imoveis-blog

Buscar o imóvel ideal exige tempo e conhecimento. Mas, o processo pode se tornar bem mais ágil e eficiente com a intermediação de um especialista do mercado imobiliário: o corretor de imóveis. Mas, você sabe exatamente qual o papel do corretor de imóveis?

A procura pelo imóvel ideal envolve uma série de etapas. Inicialmente, é preciso saber o tipo de imóvel mais indicado, tamanho e condições, assim como a melhor localização. 

Na sequência, surgem outras questões como documentação do imóvel, negociação de valores e elaboração de contrato. Tendo em vista todo esse processo, o conhecimento do mercado imobiliário e da legislação vigente é fundamental.

Qual o papel do corretor de imóveis

Ao se falar sobre qual o papel do corretor de imóveis, é imprescindível apontar a importância desse profissional para a intermediação de uma transação imobiliária. Isso porque comprar ou vender um imóvel envolve:

– aspectos emocionais: para muitos, é a concretização de um sonho;

– interesses materiais: as decisões podem movimentar grandes volumes de dinheiro.

Para que o negócio se concretize, muitas questões referentes à transação despertam dúvidas: quais são os documentos necessários para vender um imóvel ou como dar entrada em um apartamento são apenas algumas delas.

A cada momento, surgem incertezas relacionadas a financiamento imobiliário, avaliação do imóvel, legislação e contrato, pagamento de taxas, entre outros pontos.

Da mesma maneira, um processo de aluguel pode envolver questões específicas como a melhor forma de garantia locatícia, prazo do contrato, responsabilidades do proprietário e do inquilino.

É justamente para sanar as incertezas e garantir uma transação segura, na compra e no aluguel de um imóvel, que o corretor de imóveis entra nesse cenário.

Atribuições do corretor de imóveis

Como em várias outras áreas, contar com a orientação e o assessoramento de um especialista pode garantir a realização do melhor negócio. No mercado imobiliário não é diferente.

Para entender qual o papel do corretor de imóveis, acompanhe a seguir as atribuições desse profissional.

Análise da demanda

O passo número 1 é levantar as informações necessárias para entender a demanda de quem está procurando um imóvel: o tipo de imóvel desejado, a finalidade (moradia, investimento), os valores pré-definidos para a negociação, a localização e o entorno desejados (quer estar próximo a comércio e serviços, transportes etc.). E ainda o que o interessado considera essencial para fechar negócio.

Avaliação do imóvel

Depois de entender a demanda de quem está em busca de um imóvel, o corretor de imóveis segue para a etapa de avaliação das opções. Com formação técnica e experiência de mercado, esse profissional tem conhecimento para avaliar as condições do imóvel e fazer uma análise detalhada dos componentes da estrutura. Com base nisso, pode avaliar o preço sugerido e propor argumentos em relação às expectativas dos envolvidos. Também entra nessa parte do trabalho o agendamento e o acompanhamento de visitas ao imóvel.

Verificação da documentação

Parte importante da negociação, o corretor de imóveis faz também a verificação da documentação do imóvel. Essa atribuição também exige conhecimento técnico, pois o profissional deverá verificar a veracidade e a validade dos documentos. Numa transação de compra e venda, ele irá conferir os documentos tanto do imóvel como do vendedor. Também nesse quesito, o corretor irá informar ao cliente todas as certidões necessárias para o negócio, bem como todas as taxas.

Orientação para a finalização do negócio

Por fim, o corretor de imóveis irá orientar as partes envolvidas para o fechamento do negócio. Por isso, esse profissional deve estar sempre atualizado no que diz respeito ao mercado imobiliário, à legislação, às linhas de crédito e tipos de  financiamento e a investimentos imobiliários. Na fase final, ele reunirá informações detalhadas a respeito da aquisição, venda, locação, avaliação, preço final, entre outros aspectos necessários. Também informará a respeito das condições da transação e da sua prestação de serviço. 

Vantagens de contar com um corretor de imóveis

Depois de conhecer as atribuições e entender melhor qual o papel do corretor de imóveis, é hora de conhecer as vantagens de contar com esse especialista para fechar um negócio imobiliário.

Em primeiro lugar, o corretor de imóveis é o profissional que pode garantir segurança à transação imobiliária. Ele responde ao Código de Ética da classe, que define a conduta do corretor e que prevê entre os deveres do profissional a lealdade e a honestidade, além do constante aprimoramento.

O corretor deve prestar todos os esclarecimentos acerca da segurança ou do risco do negócio. Ainda, sobre alterações de valores ou outros fatores que possam interferir na transação.

Assim, segurança, conhecimento e tranquilidade geradas pela orientação especializada estão entre as principais vantagens de contar com um corretor de imóveis. Vale lembrar que a negociação de um imóvel pode trazer uma série de transtornos e de prejuízos materiais se não contar com o respaldo necessário. 

A importância do profissional com CRECI

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis – CRECI – é o órgão que disciplina a classe, por meio da organização e controle da atuação dos profissionais da área. O conselho fiscaliza o exercício da profissão com o propósito de garantir excelência, qualidade e segurança nas negociações imobiliárias.

Assim, o corretor deve tirar o certificado do CRECI para obter o registro profissional como corretor imobiliário. E qual a importância disso? Somente corretores com o CRECI podem registrar imóveis e terrenos, ou seja, sem a certificação o exercício da profissão é considerado ilegal.

Para a obtenção do CRECI o profissional deve fazer um curso superior em Gestão de Negócios Imobiliários, um curso técnico em Transações Imobiliárias ou outro reconhecido pelo órgão.

Se você pretende morar em Joinville e tem dúvidas sobre o que precisa para comprar um apartamento ou outro imóvel, fale com a Anagê Imóveis. A Anagê conta com corretores de imóveis credenciados pelo CRECI. Agora que você entendeu a importância do papel do corretor de imóveis, conte com os profissionais da Anagê para encontrar o imóvel ideal para você e realizar o seu sonho.

 

Categorias: Alugar imóvel, Comprar Imóvel, Mercado imobiliário, Vender ImóvelTags:, , , |

Deixe um comentário

*

Pensando em comprar ou alugar um imóvel?
Deixe seu e-mail e receba nossas dicas e novidades!