Imobiliária em Joinville SC | Anagê Imóveis | Compra, Venda e Aluguel

Imóveis favoritos Não há favoritos adicionados
Você pode adicionar imóveis aos favoritos
clicando no ícone
Histórico de visualização Nenhum imóvel foi visualizado

Imóvel na planta ou imóvel pronto: veja as vantagens!

6 de agosto de 2020 por anage-imoveis

imovel-na-planta-em-joinville-blog

Vai comprar uma casa ou um apartamento e está em dúvida entre imóvel na planta ou imóvel pronto? Então esse post é pra você! Veja a seguir as vantagens de cada um desses tipos de imóveis e descubra qual deles é o mais indicado para o seu caso. Boa leitura!

Para começar, tenha em mente que as opções – e os benefícios de cada uma delas – devem ser analisadas com atenção. Desde a avaliação da documentação do imóvel e do vendedor até a definição da forma de pagamento, é de suma importância contar com a assessoria de profissionais capacitados – imobiliária ou corretor de imóveis habilitado pelo CRECI – para tomar a decisão e fechar o melhor negócio.

Conheça agora quais são as vantagens de comprar um imóvel na planta e um imóvel pronto.

Imóvel na planta

O imóvel na planta é aquele que ainda está na etapa inicial, ou seja,  é um lançamento imobiliário. Entre as principais vantagens do imóvel na planta está o preço – mais baixo do que o valor do imóvel pronto. Outro benefício são as condições de pagamento, normalmente bem atrativas e flexíveis. E, ainda, a possibilidade de o comprador se planejar para o pagamento das prestações – uma vez que o prazo é maior e que é possível iniciar o pagamento de parcelas durante a execução da obra.

Outro grande benefício do imóvel na planta é a valorização da propriedade. Como você está adquirindo ainda na planta, é provável que o imóvel pronto já seja avaliado com um preço maior.

A possibilidade de o morador contar com instalações novas e infraestrutura moderna no momento da entrega  também é um benefício. Além disso, destaca-se a possibilidade de personalizar o imóvel em alguns casos – como substituição de acabamentos ou abertura de uma parede para deixar um cômodo mais amplo.

Outro diferencial do imóvel na planta é que os lançamentos possibilitam a aquisição do bem com menos burocracia. Por ser um imóvel que acaba de ser lançado, a documentação necessária é mais simples em comparação à escrituração de um imóvel pronto.

Pontos de atenção

Apesar de todas essas vantagens, adquirir um imóvel na planta exige alguns cuidados. Um dos pontos principais está relacionado ao tempo de realização do projeto – ou seja, verifique junto à construtora a previsão de entrega das chaves e lembre-se que não adianta ter pressa, uma vez que tudo dependerá do cronograma da obra.

Outra recomendação é pesquisar o histórico da construtora – investigando, por exemplo, outros imóveis já entregues por ela. E também consultar a Prefeitura para verificar se a planta do imóvel que você pretende comprar já está aprovada.

Um detalhe importante é ler atentamente o Memorial Descritivo da obra, que traz informações a respeito da escritura do terreno, tamanho do imóvel, material de construção, qualidade da estrutura e do acabamento etc.

Mesmo que o imóvel ainda não esteja pronto ou iniciado, procure visitar a área em que ele será construído, conhecer o bairro e a vizinhança, e observar a estrutura de comércio, serviços e transportes e faça isso em dias e horários alternados.

Imóvel pronto

Já quando se trata do imóvel pronto, entre as principais vantagens em relação ao imóvel na planta está o fato de o comprador poder conhecer antecipadamente o local, evitando assim surpresas desagradáveis. Além disso, a possibilidade da mudança imediata é um importante diferencial.

Um dos aspectos que contribuem para o fechamento de um bom negócio, no imóvel pronto, é fazer visitas ao local em períodos diferentes do dia para verificar iluminação, incidência de sol, temperatura e ventilação. Bem como, conhecer a estrutura de lazer, as áreas comuns, o estacionamento e os equipamentos de segurança.

A facilidade de conseguir a liberação de financiamento imobiliário de imediato, conforme o perfil do comprador, também é vantagem nesse caso. Assim como a verificação do valor do condomínio e outras taxas, para quem pretende comprar um apartamento.

Pontos de atenção 

Por outro lado, a compra de um imóvel significa que você passará boa parte da vida nele – assim, a observação de alguns pontos é fundamental. Assim como no caso do imóvel na planta, é indicado conhecer o bairro e a infraestrutura da região.

Checar o estado das instalações elétricas e hidráulicas e verificar possíveis rachaduras ou infiltrações,  bem como o estado de conservação dos elevadores, também são ações indicadas.

A documentação do imóvel e do vendedor deve ser minuciosamente avaliada, use a experiência do seu corretor / imobiliária para auxiliar nesta avaliação. Também é essencial receber orientação adequada para a conferência das licenças e sobre o pagamento de taxas e impostos.

Encontre o seu imóvel em Joinville

Agora que você já conhece as vantagens desses dois tipos de imóveis, pode decidir qual deles melhor se encaixa no seu perfil. Seja para comprar um imóvel na planta, seja para comprar um imóvel pronto em Joinville, conte com a Anagê para comprar imóveis em Joinville.

Na Anagê você conta com a orientação de corretores de imóveis credenciados pelo Creci e fecha o seu negócio com segurança.

Categorias: Comprar Imóvel, Mercado imobiliárioTags:, |

Deixe um comentário

*

Pensando em comprar ou alugar um imóvel?
Deixe seu e-mail e receba nossas dicas e novidades!