Imobiliária em Joinville SC | Anagê Imóveis | Compra, Venda e Aluguel

Imóveis favoritos Não há favoritos adicionados
Você pode adicionar imóveis aos favoritos
clicando no ícone
Histórico de visualização Nenhum imóvel foi visualizado

Saiba como se preparar para comprar seu imóvel em Joinville

28 de agosto de 2020 por anage-imoveis

comprar-seu-imovel-em-joinville

Chegou a hora de tirar aquele sonho do papel e comprar seu imóvel em Joinville? Para te ajudar nesse processo e garantir que você faça o melhor negócio, elaboramos este post com dicas para você se preparar. Acompanhe!

Prepare-se para comprar seu imóvel em Joinville 

Morar em Joinville tem uma série de vantagens. A cidade tem ótimos índices relacionados à qualidade de vida, geração de empregos e educação. Além disso, possui boa infraestrutura, custo de vida mais baixo se comparado a cidades como Curitiba e Porto Alegre, e ainda fica próximo às belas praias do litoral catarinense.

Outra vantagem é a oferta de empreendimentos imobiliários. Mas, é essencial se preparar para comprar seu imóvel em Joinville, a fim de garantir que os seus planos sejam bem sucedidos.

Confira a seguir as melhores dicas para comprar seu imóvel em Joinville.

Faça um planejamento

O primeiro passo para comprar seu imóvel em Joinville é fazer um planejamento. Já reparou que tudo o que fazemos na vida requer um mínimo de organização para dar certo? Isso vale principalmente quando se trata da aquisição de um bem durável e de maior valor.

Uma boa maneira de dar início a essa etapa é fazer um planejamento financeiro, incluindo informações a respeito da renda familiar e dos gastos.

No caso de financiamento, ao comprar um imóvel na planta ou em construção, aproximadamente ⅓ do valor deve ser pago durante a obra, de forma parcelada, o que torna a aquisição mais acessível, pois você não precisará ter todo o valor referente ao  percentual “na mão”. 

Já, ao comprar um imóvel pronto, é necessário ter aproximadamente ⅓ do valor para a entrada – percentual que pode variar de acordo com as condições de financiamento. Há casos, por exemplo, em que o banco permite que a pessoa financie 90% do imóvel.

Outro ponto importante sobre o financiamento é que o comprometimento da renda familiar não pode ser superior a 30%. Assim, deve constar na planilha também dados referentes à prestação mensal, incluindo as taxas referentes ao imóvel.

Uma boa sugestão é fazer a simulação do financiamento imobiliário com base na sua renda.

O planejamento possibilita ações que podem te ajudar a comprar um imóvel de maneira mais tranquila, como a readequação dos gastos da família, a aplicação em investimentos para fazer seu dinheiro render e até mesmo a busca de um imóvel com preço adequado ao seu estilo de vida.

Adotar uma planilha para se planejar financeiramente fará toda a diferença.

Escolha o imóvel ideal

Depois do planejamento, dê início à fase de escolha do imóvel. Essa é uma etapa  que exige atenção e dedicação. Lembre-se que você estará escolhendo um bem que fará parte do seu patrimônio físico e que pode representar o investimento mais importante da sua vida.

Para encontrar o imóvel ideal avalie pontos referentes à composição familiar e a planos para o futuro. Se pretende aumentar a família, por exemplo, vale considerar um imóvel com um quarto a mais. 

Observar atentamente a estrutura do local, a qualidade dos materiais de acabamento e das redes elétrica e hidráulica é outra dica valiosa. Outros aspectos relevantes na escolha do imóvel ideal são a localização e a infraestrutura do bairro, bem como a vizinhança. Por isso, visite o lugar em horários diferentes e faça sua pesquisa. Na dúvida, busque ajuda de uma imobiliária que seja referência na sua cidade, afinal, esta é uma decisão importante, com impactos no longo prazo e não há margem para erros.

Defina a forma de compra do seu imóvel

Para comprar seu imóvel em Joinville você terá que escolher entre as formas de pagamento. Confira a seguir:

- À vista

 

Ao comprar o imóvel à vista, o comprador consegue um poder de negociação, com acesso a vantagens como um bom desconto. Além do valor do imóvel, é importante considerar o valor das taxas da documentação da propriedade. O ideal é reservar aproximadamente 5% sobre o valor do imóvel para o pagamento dessas taxas.

- Financiamento imobiliário

 

O financiamento está entre as formas de pagamento mais comuns. Consiste na obtenção de crédito imobiliário junto a instituições bancárias que ofertam essa modalidade. Entre as linhas oferecidas está o programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), do governo federal, que visa ampliar o acesso à casa própria por meio de subsídios e benefícios.

O MCMV oferece condições mais atrativas para o financiamento de moradias para famílias com renda familiar bruta de até R$ 7.000 mensais. Por meio dele, é possível financiar a compra de imóveis novos, construção ou reforma. O programa garante acesso a condições diferenciadas de acordo com a faixa de renda e foi relançado com o nome Casa Verde Amarela, com meta de redução na taxa de juros.

O interessado em financiamento pode escolher ainda entre as linhas de crédito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) ou do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), que diferem nos pré-requisitos como valor do imóvel, prazos para pagamento e taxas de juros.

Por meio do SFH, é possível financiar imóveis residenciais de até R$ 1,5 milhão, com utilização do FGTS, pagamento em até 35 anos e correção pelo IPCA. Já no SFI, não há limite no valor do financiamento nem do imóvel. Assim, interessados em empreendimentos que possuem valor acima dos limites do SFH ou que buscam imóveis comerciais acabam optando por essa linha. Nesse sistema, porém, não é possível utilizar os recursos do FGTS.

- Consórcio de imóvel

 

O consórcio é um tipo de compra programada, por meio de um sistema que reúne um grupo de pessoas em torno da compra de um imóvel. Pode durar 15 anos e, ao final, cada consorciado recebe o valor a que tem direito. O participante paga uma mensalidade e a cada mês há cotas contempladas por sorteio ou oferta de lances, em que o dinheiro contratado é liberado para a compra do imóvel.

- Permuta

 

A permuta consiste na troca de propriedades e vale para todo tipo de imóvel: casa, apartamento, sobrado, terreno. As partes envolvidas transferem as propriedades, que podem ser de igual valor ou não. A transação é feita mediante escritura pública. No caso de uma das propriedades ser de maior valor, realiza-se a torna, que é o pagamento da diferença. Mesmo no caso de permuta por igual valor, ambas as partes devem remunerar a imobiliária pela transação. 

Independentemente da forma escolhida para a compra, é preciso estar com a documentação em ordem para fechar o negócio. Esse é o momento de fazer a averbação do imóvel, necessária para oficializar a compra e venda. 

No caso de lançamentos, a recomendação é verificar o histórico da construtora e checar o Registro de Incorporação. Na dúvida, busque sempre a orientação de um profissional.

Vantagens de comprar seu imóvel em Joinville

A compra de um imóvel representa uma série de vantagens como estabilidade para você e sua família ao formar um patrimônio sólido, valorização e, ainda, retorno do investimento – é possível alugar ou vender, se o seu objetivo for usar o imóvel como um investimento.

Além disso, vale considerar que a queda na taxa de juros do financiamento imobiliário em 2020, entre outras medidas de incentivo às linhas de crédito imobiliário adotadas pelos bancos, tornam o momento favorável para quem pretende comprar um imóvel.

Encontre seu imóvel em Joinville

Agora que você já sabe o que precisa para comprar um apartamento, casa ou sobrado e que já leu as dicas de como planejar a compra de um imóvel, conte com a Anagê Imóveis para encontrar o imóvel ideal para você e sua família.

A Anagê Imóveis é a maior imobiliária da cidade e possui uma grande variedade de imóveis – apartamentos e casas para comprar em Joinville – e um time de corretores especialistas no mercado imobiliário. Você busca? A Anagê tem! Clique aqui e fale com um especialista.

 

Categorias: Comprar Imóvel, Joinville, Mercado imobiliário, Minha Casa Minha VidaTags:, , , |

Deixe um comentário

*

Pensando em comprar ou alugar um imóvel?
Deixe seu e-mail e receba nossas dicas e novidades!