Imóveis favoritos Não há favoritos adicionados
Você pode adicionar imóveis aos favoritos
clicando no ícone
Histórico de visualização Nenhum imóvel foi visualizado

Novas linhas de crédito imobiliário: saiba como funcionam

27 de outubro de 2020 por anage-imoveis

credito-imobiliario

Não é somente a redução nas taxas de juros do financiamento habitacional que está movimentando o setor. Novas opções de linhas de crédito imobiliário vêm sendo anunciadas pelos principais bancos do país e têm chamado a atenção de quem pretende comprar um imóvel. Vamos explicar quais são as principais dessas linhas de financiamento neste post. Acompanhe!

Com a taxa Selic no menor patamar histórico – 2% ao ano -, os juros das linhas de crédito imobiliário foram reduzidos e o financiamento ficou até 30% mais barato. De acordo com a Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), os financiamentos registraram um crescimento de 74,7% nos oito primeiros meses deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Novas linhas de crédito imobiliário

Com o mercado aquecido, novas linhas de crédito imobiliário estão sendo lançadas no país, ampliando as possibilidades de quem pretende adquirir um imóvel por meio do crédito habitacional. Confira. 

Linha de crédito indexada à poupança

Entre as novas linhas de crédito imobiliário está a modalidade de financiamento atrelada ao rendimento da poupança – lançada pelo Itaú -, com a menor taxa do mercado. Voltada à aquisição de imóveis residenciais novos, essa linha conta com taxa anual composta pelo percentual fixo de 3,99% e mais uma variável, atrelada ao rendimento da poupança (atualmente em 1,4%) – o que totaliza hoje 5,39% ao ano.

Pode ser financiado até 90% do valor do imóvel e o prazo de pagamento para quem financiar pela nova linha de crédito imobiliário será de 30 anos. Os clientes poderão usar recursos do FGTS. Para quem já possui um financiamento, é possível solicitar a migração para a nova modalidade.

cta_01-a

Financiamento para comprar terreno

Outra mudança em linha de crédito foi anunciada em julho pela Caixa, desta vez direcionada ao financiamento de terrenos urbanos e para a construção individual de imóvel. A modalidade de crédito para compra de lote urbanizado prevê financiamento de valores entre R$ 50 mil e R$ 1,5 milhão, com taxa de juros tendo como base a TR + 8,5% ao ano. Por meio dessa modalidade, o interessado pode financiar até 70% do valor do terreno, com prazo de até 240 meses para pagar.

Ainda em relação à compra de terrenos, nas modalidades “aquisição de terreno e construção” e “construção em terreno próprio”, a Caixa começou a ofertar taxas de juros customizadas, partindo da TR + 6,5% ao ano.

Crédito com garantia de imóvel

Caixa e Itaú também lançaram entre as novas linhas de crédito opções na chamada home equity, por meio das quais pessoas físicas podem obter crédito com a garantia de imóvel.

Na Caixa, a modalidade Real Fácil é destinada a clientes com imóveis residenciais e comerciais quitados e que podem apresentá-lo como garantia do empréstimo. O valor financiado pode chegar a 60% do valor do imóvel. O cliente terá até 180 meses para pagar.

A proposta é disponibilizar uma linha de crédito com taxas de juros menores e prazos maiores. É possível escolher a forma de correção entre taxa fixa, TR ou IPCA (neste último, o valor liberado corresponde a até 50% da avaliação do imóvel). O crédito pode ser utilizado, por exemplo, para que a pessoa possa reformar ou modernizar a casa ou fazer outros investimentos.

Já, no Itaú, essa modalidade inclui a garantia de imóvei que ainda está sendo financiado. Assim, o cliente com imóvel financiado no banco pode adquirir um novo crédito. Nessa instituição, o cliente pode pegar o mesmo valor do saldo devedor, chegando a até 90% do valor do imóvel. Nesse caso, a nova dívida será dividida pelo prazo do financiamento do imóvel dado em garantia.

Taxa de juros financiamento imobiliário 2020

A queda de juros no financiamento imobiliário vem sendo registrada desde o primeiro semestre deste ano. A fim de atrair os clientes e afastar os riscos de redução na aquisição de crédito, devido à pandemia da Covid-19, os bancos ainda optaram por oferecer condições especiais e medidas de incentivo para o financiamento imobiliário.

Se você ainda tem dúvidas sobre crédito habitacional e como funciona o financiamento de uma casa, acesse um post do nosso blog em que explicamos com detalhes quais são os tipos de financiamento imobiliário: clique aqui. E confir ainda outro post em que te contamos qual é a renda mínima para financiar um imóvel: clique aqui.

Encontre seu imóvel em Joinville

Agora que você percebeu que estamos em um excelente momento para a compra de imóveis, que tal encontrar o seu imóvel em Joinville? A Anagê possui uma ampla carteira de imóveis à venda em Joinville e região. Além disso, conta com um time de especialistas no mercado imobiliário e na venda de imóveis, o que garante um negócio seguro e vantajoso.

cta_01-b

Aproveite a queda dos juros e as novas linhas de crédito imobiliário para comprar o seu imóvel: faça uma simulação de financiamento habitacional. Seja para morar, seja para investir, a hora de comprar é agora!

Categorias: Comprar Imóvel, Mercado imobiliário, Vender ImóvelTags:, , |

Deixe um comentário

*

Pensando em comprar ou alugar um imóvel?
Deixe seu e-mail e receba nossas dicas e novidades!