Imóveis favoritos Não há favoritos adicionados
Você pode adicionar imóveis aos favoritos
clicando no ícone
Histórico de visualização Nenhum imóvel foi visualizado

6 fatores que desvalorizam um imóvel: cuide do seu investimento

29 de outubro de 2020 por anage-imoveis

fatores-que-desvalorizam-um-imovel

Se você é proprietário de imóvel, certamente sabe que o investimento em imóveis é um dos mais seguros que existe. Ao optar pela compra, você garante um patrimônio próprio que, diferentemente do investimento em ações, por exemplo, não sofre com as oscilações do mercado financeiro.  

No entanto, ainda que exista toda essa segurança em torno do investimento em imóveis, há um fator determinante que pode prejudicar ou até mesmo impedir uma boa negociação no momento da venda ou locação do seu bem: a desvalorização do imóvel. 

As razões para um imóvel perder valor de mercado são muitas. Entre elas, a mais comum é a depreciação do imóvel, seja por uso ou por tempo de construção.

Por isso, para que você, proprietário, possa evitar que esse tipo de coisa aconteça, listamos neste artigo 6 fatores que desvalorizam um imóvel e que podem prejudicar, de algum modo, a sua garantia de um investimento rentável. Confira!

O que desvaloriza um imóvel: 6 fatores prejudiciais

Enquanto proprietário, você, certamente, não quer desperdiçar o seu investimento e, muito menos, deseja que o seu imóvel perca valor de mercado, certo? Sendo assim, veja a seguir 5 motivos que podem desvalorizar um imóvel e descubra algumas maneiras de evitá-los.

1 – Má conservação

A má conservação e a falta de manutenção são, certamente, os principais motivos para a desvalorização de um imóvel. 

Isso porque, quando um imóvel é mal cuidado, até mesmo uma pessoa com pouco conhecimento de mercado consegue perceber os problemas. No caso de potenciais inquilinos ou compradores, pior ainda. Afinal, ninguém gostaria de morar em uma casa ou apartamento com falhas no interior ou exterior, não é mesmo? 

O bom estado de conservação da fachada da casa ou do prédio valorizam o imóvel, por exemplo. Já pichações, grama alta e falta de pintura, dão a impressão de descuido e abandono, desvalorizando o espaço. 

Para evitar esses tipos de problemas, faça manutenções periódicas no imóvel. Cheque desde instalações elétricas e hidráulicas, até itens mais básicos, como esquadrias e fechaduras. Assim, você previne que os problemas se acumulem e mantém o seu imóvel sempre atrativo e em bom estado. 

2 – Imóvel com poucos quartos

A falta de espaço sempre foi um fator determinante para a desvalorização de um imóvel. Nesse período de pandemia e isolamento social, porém, esse fator se agravou ainda mais. Isso porque, as pessoas passaram a perceber o lar de modo diferente, valorizando ainda mais o espaço físico ao seu redor. 

Hoje, com a necessidade de home office, por exemplo, imóveis com apenas um quarto se tornam uma desvantagem, pois impedem que o morador crie um ambiente exclusivo para o trabalho ou estudos. 

Além disso, a falta de espaço ou ambientes muito pequenos podem afastar famílias com filhos ou animais de estimação, reduzindo o seu leque de potenciais compradores ou inquilinos. 

3 – Sem garagem ou garagem descoberta

Em toda grande cidade, o fator mobilidade é determinante para qualquer pessoa. Então, ter um carro ou moto se torna essencial para muitos. 

No caso de apartamento sem garagem ou com garagem descoberta, isso se torna um grande problema. Principalmente, porque um automóvel também é um investimento que exige cuidados e segurança. 

E, mesmo no caso de um futuro morador sem carro ou moto, esse pode ser um plano a longo prazo que pode influenciar na decisão de compra ou locação. 

4 – Ausência de jardim e quintal

A necessidade de um jardim ou quintal sempre foi um fator decisório no momento de escolha de um imóvel. Porém, como dito anteriormente, com a questão da pandemia, isso se tornou ainda mais imprescindível.

Hoje, as pessoas valorizam muito mais os espaços de lazer ou descanso disponíveis em um imóvel. Muitos querem, por exemplo, ter momentos ao ar livre, deixar crianças e pets se divertirem em um ambiente mais seguro, ou até mesmo cultivar uma horta.

Assim, uma casa sem quintal ou jardim pode perder um bom negócio no momento de decisão. Ah, e se seu imóvel já possui estes espaços ao ar livre, mantenha-os sempre bonitos e conservados para receber ofertas realmente compatíveis com os benefícios e a metragem da sua residência.

5 – Localização ruim

Um bairro bom é um fator determinante no valor de um imóvel. Os muito afastados do centro valem menos. Já aqueles próximos de avenidas importantes, valem mais. 

No entanto, imóveis localizados em vias expressas, por exemplo, podem causar o efeito contrário, principalmente pelo excesso de barulho. 

Para muitas pessoas, também, o fato do imóvel estar em uma região arborizada e em uma vizinhança segura e agradável é muito importante. Já para outras, o mais importante é o acesso ao transporte público. 

Sendo assim, se seu imóvel esteja localizado em bairros onde a região não é segura, por exemplo, procure investir em alarmes ou cercas elétricas, controlando a desvalorização do seu imóvel. 

Estas questões valem tanto para imóveis à venda, como para locação. 

6 – Documentação

Se a ideia é colocar o imóvel à venda, é fundamental que a documentação do imóvel esteja regularizada. Uma documentação enrolada ou com algo pendente, desvaloriza o imóvel e faz com que muita gente desista da compra.

Cuide do seu imóvel

Se o seu objetivo é garantir um bom preço de venda ou locação do seu imóvel, cuide muito bem dele. Por meio de algumas atitudes e investimentos simples, é possível deixar seu apartamento ou casa muito mais interessante e agradável para o público, aumentando as chances de receber boas propostas. 

Então, primeiramente, faça manutenções preventivas no imóvel para garantir sua durabilidade. Além disso, procure deixar o imóvel sempre limpo e organizado para facilitar quando precisar receber a visita dos corretores com seus clientes ou fazer fotografias para anúncios imobiliários. Lembre-se de que o visual conta muito nessas horas.

Garanta, ainda, que as contas relativas a IPTU e outras tarifas pertencentes ao imóvel estejam todas pagas. Pense que o interessado pode pesquisar se há alguma pendência com a prefeitura ou o estado referente ao imóvel. Se existirem irregularidades, resolva-as imediatamente. 

Por fim, se sentir necessidade, não deixe de investir em reformas de alguns espaços, como cozinha e banheiros, que são sempre muito valorizados. Atualize pisos, pintura, torneiras, fechaduras e esquadrias para manter o seu imóvel bonito e atrativo. 

Calculadora de aluguel: confira o seu retorno do investimento

Agora que você sabe como evitar a desvalorização de um imóvel, que tal calcular o retorno do seu investimento? Com a Calculadora de Aluguel da Anagê você pode calcular o retorno do investimento do seu imóvel alugado de maneira fácil e rápida.

É muito simples: basta acessar a página da Calculadora de Aluguel da Anagê - clique aqui -, inserir os dados solicitados no formulário e clicar em “calcular retorno do investimento”. 

Na página da calculadora, você pode fazer a conta de quanto vale o aluguel do seu imóvel e de quanto você pode lucrar com ele. A calculadora vai mostrar o valor que você pode receber de aluguel somado à economia dos custos do seu imóvel parado.

Entre as informações solicitadas estão o tipo de imóvel, o bairro de Joinville em que ele está localizado, o tamanho da área privativa (metros quadrados) e a idade do imóvel. Também podem ser inseridos o valor do IPTU e o valor do condomínio. Acesse a calculadora.

Deixe seu imóvel com a Anagê

Conhecimento do mercado imobiliário, divulgação assertiva do imóvel, análise do perfil do inquilino, garantia locatícia e vistorias de entrada e de saída estão entre as vantagens de contar com uma imobiliária de confiança.

A Anagê Imóveis é uma imobiliária em Joinville com mais de três décadas de atuação no mercado imobiliário. Possui um time de especialistas em venda e locação de imóvel e a maior variedade de imóveis para alugar em Joinville e região. 

Além disso, garante ampla visibilidade por meio da divulgação de imóveis nos principais canais digitais do país e total segurança na análise de crédito dos candidatos a inquilinos.

Entre em contato conosco e agende uma avaliação do seu imóvel!

 

Leia também: Saiba como colocar um imóvel para alugar em Joinville

 

Categorias: Mercado imobiliárioTags:, |

Deixe um comentário

*

Pensando em comprar ou alugar um imóvel?
Deixe seu e-mail e receba nossas dicas e novidades!