Imóveis favoritos Não há favoritos adicionados
Você pode adicionar imóveis aos favoritos
clicando no ícone
Histórico de visualização Nenhum imóvel foi visualizado

Passo a passo: veja como comprar um imóvel em Joinville

2 de dezembro de 2020 por anage-imoveis

como-comprar-um-imovel-em-joinville

Pretende comprar um imóvel, mas não sabe nem por onde começar? Você está no lugar certo! A Anagê apresenta neste post um passo a passo, com tudo o que você precisa saber sobre como comprar um imóvel em Joinville: da escolha do imóvel pronto à assinatura do contrato. Acompanhe!

Os primeiros passos: como é feita a compra de um imóvel 

A compra de um imóvel pronto é a concretização de um sonho, por isso, é preciso estar atento a cada detalhe para fechar o melhor negócio. Assim que você passar pela fase de busca e encontrar o imóvel ideal, pode dar início ao processo de compra do imóvel.

É importante observar que para encontrar o imóvel ideal é necessário avaliar pontos fundamentais como a estrutura e os acabamentos do imóvel, a localização e a infraestrutura do bairro. Também tenha em mente a composição da sua família e os seus planos para o futuro, pois essas são questões que estão relacionadas ao imóvel perfeito para você. Depois de considerar tudo isso e escolher o imóvel ideal para as suas necessidades, é hora de fazer uma proposta para garantir a reserva do imóvel.

Como fazer uma proposta para compra de um imóvel 

Você sabe como fazer uma proposta para compra de um imóvel? A proposta de compra de imóvel é um documento apresentado antes que o contrato seja fechado. Nesse documento estarão os dados do imóvel e as informações referentes às negociações acordadas entre comprador e vendedor. Podem constar na proposta ainda o método de pagamento e o preço da compra, se esses já estiverem definidos e aceitos por ambas as partes. A proposta do comprador é encaminhada ao vendedor para o aceite.

Como conseguir financiamento para comprar imóvel

Será informada na proposta de compra de imóvel a forma de pagamento. Se for por meio de um financiamento imobiliário, a proposta ficará condicionada à aprovação do crédito pelo prazo médio de 20 dias.

Você sabe como comprar um imóvel financiado? Para obter o financiamento imobiliário, o comprador deve procurar o banco escolhido com a documentação necessária, a fim de obter informações a respeito da linha de crédito habitacional mais indicada. Será agendada uma vistoria do imóvel por um engenheiro do banco.

De maneira geral, o financiamento imobiliário pode ser pago em até 35 anos. O banco irá avaliar o imóvel e as condições de pagamento, sendo que a parcela do financiamento pode ser de até 30% da sua renda familiar bruta. Também é possível utilizar o seu FGTS como parte do pagamento. É necessário ainda reservar uma valor para a entrada. 

Atualmente, as condições de financiamento estão atrativas, com juros baixos, e há opções que tornam possível conseguir financiar até 90% do valor do imóvel, sendo necessário 10% para a entrada. Porém, vai depender da linha de crédito habitacional escolhida.

cta_03_1

Minuta de contrato de compra e venda de imóvel

Assim que a oferta for aceita e, enquanto aguarda a aprovação do crédito, será formulada a minuta do contrato de compra e venda do imóvel, que irá atestar a transação. Nessa etapa, o comprador deve apresentar documentos como cópias do RG e do CPF, comprovante de residência e de estado civil.

Depois que ambas as partes aprovarem a minuta e após a aprovação do crédito, é agendada a assinatura do contrato de compra e venda do imóvel. Nesse momento, o comprador poderá dar sequência ao contrato de financiamento.

Taxas da compra do imóvel

Em seguida, o comprador deverá efetuar o pagamento das taxas e impostos referentes à transferência do imóvel, como o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis Inter-vivos (ITBI)  e o Fundo de Reaparelhamento do Judiciário (FRJ). 

O ITBI é o imposto que garantirá todos os registros do imóvel junto aos órgãos competentes e que atestará que a transferência está regular. Já o FRJ é uma taxa reivindicada pelo estado de Santa Catarina, por meio do Poder Judiciário, e que se refere às custas dos serviços notariais e de registro praticados nos cartórios.

Após o pagamento dessas taxas, os comprovantes serão encaminhados ao tabelionato para a confecção da escritura. 

Registro do imóvel

Após a assinatura da escritura, os documentos serão encaminhados para o registro do imóvel. No registro, será declarado quem é o proprietário do imóvel (no caso de imóveis prontos novos) ou que a propriedade do bem está sendo transmitida de uma pessoa para outra (no caso de imóveis prontos usados). 

Nessa etapa, após a análise dos dados, será informado no registro os valores e dados bancários para que o comprador efetue o depósito. Para pagamentos à vista, o prazo para que o documento fique pronto é de 30 dias, quando então será fornecida uma matrícula atualizada, com os dados do novo proprietário.

Já, para compra financiada do imóvel, o contrato de financiamento tem poder de escritura e será encaminhado para o registro do imóvel após ter sido assinado. Depois de 30 dias, o contrato será então enviado à agência bancária para que sejam liberados os recursos na conta do vendedor.

Compre seu imóvel em Joinville

Ao decidir comprar um imóvel, é importante estar ciente do passo a passo. Mais do que isso: é necessário estar atento a todos os detalhes a fim de garantir a transparência e a segurança da negociação.

Contratar os serviços de uma imobiliária de confiança agiliza muito os processos, uma vez que toda a documentação é preparada por uma equipe especializada. Quer saber mais detalhes de como é feita a compra de um imóvel ou o que precisa para comprar um apartamento? Conte com a Anagê

A Anagê possui conhecimento e recursos para garantir que a transação de compra do seu imóvel pronto seja feita com tranquilidade e segurança, desde a escolha do imóvel, passando pela parte burocrática, até a assinatura do contrato. 

cta_03_2

 

 

 

Categorias: Comprar Imóvel, Mercado imobiliárioTags:, , |

Deixe um comentário

*

Pensando em comprar ou alugar um imóvel?
Deixe seu e-mail e receba nossas dicas e novidades!