Imóveis favoritos Não há favoritos adicionados
Você pode adicionar imóveis aos favoritos
clicando no ícone
Histórico de visualização Nenhum imóvel foi visualizado

Quer alugar um imóvel? Descomplica com a Anagê

30 de abril de 2021 por anage-imoveis
Porta entreaberta, com chave na fechadura, com destaque para o chaveiro em formato de casa, revelando um cômodo iluminado pelo sol.

 

Está pensando em alugar um imóvel em Joinville, mas não sabe por onde começar?

Então este post é para você! Vamos te mostrar o passo a passo de tudo o que você precisa para alugar um imóvel de maneira rápida e fácil – da escolha do imóvel ideal à assinatura do contrato. Acompanhe nossas dicas e descomplica com a Anagê

Leia também: Como alugar um imóvel em Joinville de maneira digital

Passo 1: escolher o imóvel ideal

O primeiro passo para quem deseja alugar é encontrar o imóvel ideal. Para isso, basta acessar o site da Anagê ou o aplicativo do Aluguel Digital Anagê para encontrar os melhores imóveis em Joinville. No momento de pesquisar as opções, é importante considerar os aspectos a seguir.

Faixa de preço do imóvel

Ao avaliar esse quesito, lembre-se de que, além do valor do aluguel, devem entrar na previsão de custos outras taxas como IPTU, condomínio (se houver) e serviços como água e luz. A recomendação é calcular o valor de todos os encargos para manter o seu orçamento em dia.

Tipo e tamanho do imóvel

Esses são dois pontos que merecem atenção. Primeiramente, escolha entre apartamento, casa ou sobrado. Para definir o tipo e o tamanho mais adequado, avalie questões como: quantas pessoas vão morar no imóvel, há necessidade de espaço para home office, precisa ter garagem, faz questão de suíte ou área externa. Com essas informações em mente, fica mais fácil encontrar o imóvel perfeito para você.

Localização

Ao analisar a localização, considere o seu local de trabalho ou de estudo, bem como outras atividades da sua rotina. Verificar a infraestrutura do bairro e o acesso a comércio e serviços também é importante. Avalie ainda o seu estilo de vida para verificar se a região está de acordo com suas preferências ou necessidades: há parques ou outras áreas verdes nas proximidades, pontos de ônibus nas redondezas etc. Também procure informações sobre a segurança da região.

Pronto! Agora basta selecionar os imóveis, fazer uma visita online ou presencial e escolher o mais adequado ao seu perfil.

Passo 2: apresentar a documentação

Depois de escolher o imóvel ideal, é hora de preparar os documentos necessários para alugar um imóvel pela imobiliária e formalizar o contrato de locação. Fique tranquilo, porque essa etapa também pode ser feita com agilidade na Anagê.

Documentação do inquilino

Você deverá apresentar CPF, RG e comprovante de renda. Confira a seguir quais são os documentos solicitados para comprovação de renda de acordo com a sua situação empregatícia.

  • Trabalhadores assalariados: Holerite dos últimos três meses, carteira profissional, registro de trabalho, atualizações salariais, RG, CPF e cópia do vínculo empregatício anterior (para profissionais com menos de um ano na empresa atual).
  • Profissionais liberais: Última declaração de Imposto de Renda ou extratos bancários dos três últimos meses, RG, CPF e declaração da retirada mensal da empresa para a qual presta serviço, com assinatura reconhecida em cartório.
  • Fiador: Certidão de matrícula atualizada de imóvel próprio localizado na mesma cidade, com área construída de no mínimo 70 m², e carnê do IPTU.

Escolha da garantia locatícia

Nesse momento, também deve ser definido o tipo de garantia locatícia para fechar o contrato de locação. Na Anagê, você pode optar entre:

  • CredPago: o cartão de crédito do inquilino é usado para a fiança;
  • Seguro Fiança: é feita pelo inquilino a aquisição de uma apólice de seguros que terá o proprietário do imóvel como beneficiário;
  • Título de capitalização: o inquilino adquire um título específico para a garantia imobiliária;
  • Fiador: o inquilino indica uma pessoa para assumir o pagamento dos custos de aluguel no caso de inadimplência.

Análise de crédito

Essa também é uma etapa rápida para quem aluga um imóvel com a Anagê. Se a documentação apresentada estiver em ordem, os prazos para emissão do contrato de locação e laudo de vistoria do imóvel variam de acordo com a garantia locatícia escolhida. Confira qual o tempo médio para análise de crédito:

  • Aluguel com fiador: 4 horas
  • Aluguel com seguro fiança: 1 dia útil
  • Aluguel com título de capitalização: 4 horas
  • Aluguel com CredPago: 15 minutos

Com a análise de crédito aprovada, as partes interessadas têm até 5 dias para assinar o contrato. 

Passo 3: ler e assinar o contrato de aluguel

Agora você já está na etapa final! Assim que o contrato de locação estiver disponível na imobiliária, leia o documento com atenção. Entre os principais pontos que são abordados no documento estão:

  • valor do aluguel e índice para reajuste;
  • período da locação;
  • forma de pagamento do aluguel;
  • garantia locatícia;
  • encargos relacionados ao imóvel, como IPTU e condomínio;
  • direitos e deveres do inquilino e do proprietário;
  • orientações sobre desocupação e quebra de contrato.

O contrato de locação é baseado na Lei do Inquilinato e na  Lei 12.112/2009

Para que você possa conferir as informações, tenha em mente que é de responsabilidade do inquilino pagar o aluguel e os encargos estipulados no contrato de acordo com o prazo previsto, a fim de evitar sanções e juros. 

Outra determinação do contrato é que o imóvel deverá ser entregue, ao final da locação, nas mesmas condições iniciais. Ou seja, o inquilino tem a obrigação de viabilizar a correção de problemas e eventuais desgastes. Por isso, verifique o laudo da vistoria de entrada para evitar transtornos na saída.

No caso do imóvel alugado fazer parte de um condomínio, também ficam por conta do inquilino as despesas mensais e corriqueiras, que englobam contas de água e luz em áreas comuns, manutenção e limpeza do prédio. As despesas extraordinárias como obras de ampliação e reforma e instalações de equipamentos são de responsabilidade do proprietário.

Depois de conferir todas as informações no contrato de locação, basta assinar o documento, pegar as chaves e então mudar para o seu novo imóvel.

Saiba mais sobre a Anagê

Com mais de 30 anos no mercado e referência no setor imobiliário de Joinville, a  Anagê é a melhor opção para quem quer alugar um imóvel sem complicações. E o melhor de tudo, com processo ágil, seguro, atendimento personalizado e consultores experientes.

Honestidade e transparência são os principais pilares que fazem da Anagê Imóveis uma empresa reconhecida por sua seriedade nos negócios, refletindo na confiança de clientes, colaboradores e comunidade em geral.

Descomplica, vai direto na Anagê!

Com quatro lojas estrategicamente localizadas, a Anagê Imóveis possui a maior oferta de imóveis para locação e uma estrutura especializada para atender proprietários e inquilinos, com atendimento rápido e consultores comprometidos com a satisfação do cliente.

Aqui você recebe todas as orientações sobre como alugar uma casa ou apartamento, qual a melhor forma de alugar um imóvel e os cuidados necessários na hora de encontrar o seu novo lar.

A Anagê oferece também o Aluguel Digital, em que você aluga o seu imóvel de maneira rápida e sem burocracia. Na plataforma digital da Anagê, você escolhe o imóvel, faz uma visita virtual (tour 360º, vídeos ou videochamada), envia os documentos por meio digital, com análise de crédito feita em 15 minutos. Nessa modalidade, a garantia locatícia é a CredPago – com o seu cartão de crédito, sem comprovação de renda e 100% online.

Agora que você já sabe como alugar um imóvel pela imobiliária, venha falar com a gente! Seriedade, competência e credibilidade são os pontos fortes da Anagê. Nunca foi tão fácil alugar o imóvel perfeito para você. Descomplica! Conheça  nossas opções e escolha o seu novo endereço em Joinville.

CTA para

Categorias: Alugar imóvelTags:, |

Deixe um comentário

*

Pensando em comprar ou alugar um imóvel?
Deixe seu e-mail e receba nossas dicas e novidades!