Imóveis favoritos Não há favoritos adicionados
Você pode adicionar imóveis aos favoritos
clicando no ícone
Histórico de visualização Nenhum imóvel foi visualizado

Dicas para investir em imóveis para locação em Joinville

4 de agosto de 2021 por admin

Você pretende investir em imóveis para locação em Joinville? Este é o tipo de investimento que traz segurança e rentabilidade. O retorno do investimento para quem aposta nesse segmento, atualmente, gira em torno de 0,4% ao mês, considerando a rentabilidade do aluguel. Quer saber mais informações para não errar na hora de fazer o seu investimento? Confira nossas dicas para investir em imóveis para locação.

Investir dinheiro na compra de imóveis que serão destinados à locação é uma forma de ganhar dinheiro duas vezes, a primeira é com a valorização do próprio imóvel e a segunda é com os valores dos aluguéis. Investidores geralmente buscam opções que dêem bons retornos financeiros e que ofereçam baixo risco. O investimento em imóveis para alugar cumpre esses dois propósitos.

Por outro lado, investimentos em renda fixa têm registrado percentuais pouco atrativos. Com esse cenário, o investimento em imóveis segue em alta. Estudo do FipeZap mostra que 46% das compras de imóveis em 2020 foram realizadas por investidores. 

A taxa de juros nas linhas de crédito imobiliário também continua em baixa – o que favorece a compra de imóveis financiados e ajuda a manter o mercado imobiliário aquecido. 

Leia também: 7 fatores que garantem retorno sobre o investimento em imóveis

Dicas para investir em imóveis para locação

Ao decidir investir em imóveis, porém, é bom ficar atento a alguns aspectos fundamentais para garantir a valorização do bem e o retorno do investimento. Fique atento aos pontos a seguir.

Localização

A localização é o ponto forte de qualquer imóvel, pois quem busca casa ou apartamento para alugar considera muito esse quesito. Por isso, investir em localização é garantia de valorização e de bons resultados.

Para avaliar a localização, observe as vias de acesso ao imóvel e ao bairro, analise a proximidade a opções de comércio e serviços, a infraestrutura e a segurança da região. Também é importante considerar o perfil do bairro (nobre, residencial, comercial, tranquilo, agitado etc.), a arborização e o fácil acesso a áreas verdes, a possibilidade de crescimento e o custo de vida na redondeza.

A recomendação é visitar o imóvel em horários diferentes, a fim de avaliar com mais precisão questões como iluminação natural e posição solar, incidência de barulho na vizinhança, intensidade do tráfego etc.

Estrutura e conservação do imóvel

A estrutura e a conservação do imóvel devem ser avaliadas com atenção. No caso de imóveis novos, a avaliação da estrutura é mais tranquila. Já em imóveis mais antigos, é importante observar criteriosamente alguns itens como as redes elétrica e hidráulica. Assim, desde fiação e tomadas até o quadro de luz, bem como encanamentos e existência de possíveis vazamentos devem ser verificados com a ajuda de um profissional da área.

Também é importante ficar de olho no piso, nas paredes, portas e janelas. Desníveis ou rachaduras podem indicar problemas estruturais. Já manchas no teto e colorações escuras nas paredes podem significar infiltrações.

Depois de fazer uma avaliação completa do imóvel será possível saber se há necessidade de algum reparo ou reforma, o que deve ser considerado no momento de fechar o negócio.

Padrão de moradia

Outra preocupação que o investidor precisa ter é se a casa ou o apartamento que ele está comprando atende ao chamado padrão moderno de moradia. Isso significa estar alinhado a tendências: apartamento com sacada, casas com quintal, imóveis com espaço para home office estão entre as preferências no momento.

Outro fator importante é priorizar imóveis com projetos que utilizem materiais e métodos construtivos voltados a facilitar a vida das pessoas. Assim, considere limpeza, acesso e facilidade para instalação de ar condicionado, TV a cabo, internet e outros itens.

Também são valorizados os imóveis sustentáveis, que buscam equilibrar os impactos causados ao meio ambiente, com produção de menos resíduos ou de reaproveitamento de recursos naturais. Painel de energia solar, cisterna para reutilização de água da chuva, teto verde são alguns exemplos de tecnologias que promovem a sustentabilidade.

Aproveitamento do terreno

Se você pretende comprar um terreno para construir uma casa ou sobrado para alugar, é fundamental pensar também no projeto da construção. Nesse momento, avalie de que forma o terreno pode ser melhor aproveitado. 

Há projetos em que o terreno é dividido para receber duas construções (frente e fundo), outros prevêem casas ou sobrados geminados. Se o objetivo é aluguel e o terreno tem boa localização, aproveitar a área ao máximo é uma boa estratégia para ganhar mais no futuro.

A lista de cuidados e dicas não se limita a esses tópicos, mas eles representam aspectos essenciais para quem deseja investir em imóveis visando ganhar com o aluguel no futuro.

Vantagens de investir em imóveis

Você já viu no início deste post que a rentabilidade com o aluguel é uma das principais vantagens do investimento em imóveis. Mas separamos ainda outros motivos para te mostrar por que investir em imóveis. Confira!

Segurança patrimonial

A segurança patrimonial é uma das vantagens de quem investe em imóveis, uma vez que trata-se de um bem físico, que é permanente e, em condições normais, não pode ser tomado ou perdido. Ou seja, há garantia de mais solidez financeira.

Valorização

Com o passar do tempo e com as condições ideais para garantir o retorno do investimento, o imóvel tende a valorizar. Assim, é possível receber o aluguel mensal ou, futuramente, revender o imóvel por um valor bem superior ao do negócio inicial.

Diversificação de investimentos

A diversificação de investimentos é recomendada, com base nos objetivos do investidor. Ao optar pela construção de patrimônio, é garantida mais segurança, com redução de riscos e potencialização de ganhos.

É hora de investir em imóveis 

Agora que você já sabe que investir em imóveis para alugar é um bom negócio, que tal colocar em prática o seu plano de investimento? Para investir em imóveis para alugar em Joinville, fale com a Anagê

Entre os diferenciais da Anagê estão conhecimento do mercado imobiliário para orientar futuros investidores e proprietários de imóveis que desejam alugar. Além disso, atuamos com divulgação assertiva do imóvel, análise do perfil do inquilino ou do comprador, garantia locatícia e vistorias de entrada e saída profissionais.

A Anagê conta com mais de três décadas de experiência no mercado imobiliário de Joinville e região, oferece uma ampla variedade de imóveis à venda e corretores especializados. Quer encontrar o imóvel ideal para o seu investimento? Acesse em nosso site as melhores opções.

Categorias: Investir em imóveisTags:, , , |

Deixe um comentário

*

Pensando em comprar ou alugar um imóvel?
Deixe seu e-mail e receba nossas dicas e novidades!